Lição 11 - A promessa de provisão I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - AS PROMESSAS DE DEUS: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque fiel é O Que prometeu

COMENTARISTA: Elinaldo Renovato de Lima

COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

LIÇÃO Nº 11 – A PROMESSA DA PROVISÃO

Deus garante a sobrevivência do homem sobre a face da Terra, mas o pecado a ameaça.

INTRODUÇÃO

– Na sequência do estudo sobre as promessas de Deus, analisaremos a promessa da provisão.

– Deus criou o homem para que ele vivesse sobre a face da Terra e garante a sua sobrevivência, mas o pecado a ameaça.

I – O HOMEM FOI CRIADO PARA VIVER SOBRE A FACE DA TERRA

– Na sequência do estudo deste trimestre, analisaremos a promessa da provisão, ou seja, o ensino bíblico a respeito de como Deus provê o homem sobre a face da Terra.

– “Prover” significa, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, “abastecer(-se) do que for necessário”, palavra que vem do latim “provideo”, cujo significado é “’perceber, descobrir antes, prever, pressentir, precaver-se, acautelar-se, olhar por, fazer provisão, prover”.

- Nas Escrituras Sagradas, encontramos a palavra “prover” em Gn.22:8, quando Abraão diz a seu filho Isaque que o Senhor “proveria” o cordeiro, palavra que, em hebraico, é “yir’eh” (יראה ), cuja raiz primitiva é “raah”, cujo significado é aconselhar-se, aparecer, aprovar, contemplar, prever, fazer ver, prover.

– Toda a doutrina da provisão é construída dentro da circunstância de que o Senhor criou o homem para viver sobre a face da Terra.

- Quando o Senhor expõe Seu plano de criar o ser humano, diz que o faria para que “dominasse sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra” (Gn.1:26), ficando evidenciado, pois, que o homem deveria viver sobre a Terra, sendo o administrador de Deus de toda a criação terrena.

– Por isso mesmo, o Senhor plantou um jardim no Éden, que ficava na Terra (Gn.2:8), jardim onde Deus criou todas as condições necessárias para que o homem pudesse ter uma vida de plena satisfação sobre este planeta, eis que fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida, e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal, sem falar que do Éden saía um rio para regar o jardim, rio que se dividia e se tornava em quatro braços (Gn.1:9,10).

– Observamos, portanto, que o Senhor criou, de antemão, todas as condições necessárias e suficientes para que o homem pudesse sobreviver sobre a face da Terra.

- Havia toda árvore agradável à vista, ou seja, foi criado um ambiente que fazia bem à mente do ser humano, criavam-se condições psicológicas favoráveis para que o homem tivesse uma sensação de bem-estar, uma saúde mental que o mantivesse animado, com tranquilidade e sem qualquer estresse, a fim de que, com moderação e equilíbrio, exercesse sua missão de domínio sobre a criação terrena, tendo plenas possibilidades de executar com excelência o seu trabalho de guarda e modificação do meio-ambiente que a ele foi cometido, como vemos em Gn.2:15.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Esboço da Lição 11 - A promessa de provisão - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Esboço da Lição 11 - A promessa de provisão - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 240.24 KB
Slides da Lição 11 - A promessa de provisão - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Slides da Lição 11 - A promessa de provisão - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 707.41 KB