Lição 3 - As promessas de Deus para a Igreja I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - AS PROMESSAS DE DEUS: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque fiel é O Que prometeu

COMENTARISTA: Elinaldo Renovato de Lima

COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

LIÇÃO Nº 3 – PROMESSAS DE DEUS PARA A IGREJA

Deus fez promessas para a Igreja.

INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo sobre as promessas de Deus, veremos que promessas Deus deu para a Igreja.

- Deus fez promessas para a Igreja.

I – A ORIGEM DA IGREJA

- Na sequência do estudo das promessas de Deus, estudaremos hoje as promessas que Deus fez para a Igreja, um dos três povos existentes sobre a face da Terra sob a ótica divina (I Co.10:32). Quando a Igreja surgiu? Quando ela foi concebida?

- Pois bem, assim como a salvação estava prevista desde antes da fundação do mundo, de igual modo a igreja já estava estabelecida por Deus ainda antes que o mundo existisse.

- A Igreja foi o “…mistério de Cristo, o qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos Seus santos apóstolos e profetas, a saber, que os gentios são coerdeiros e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho.” (Ef.3:4-6).

- Como afirma a Declaração de Fé das Assembleias de Deus: “…A igreja envolve um mistério que não foi revelado no Antigo Testamento, mas que foi manifesto aos santos na nova aliança [Ef.5:32; Cl.1:26,27] …” (DFAD XI, p.120).

- A igreja era o grande mistério de Cristo que só foi revelado pelo próprio Senhor quando fez a famosa “declaração de Cesareia”, quando afirmou que edificaria a Sua igreja e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela (Mt.16:18).

- Parece-nos que havia como que uma senha do Pai ao Filho, para que Ele só revelasse este grande mistério quando o Pai revelasse a um homem que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo.

- Isto aconteceu em Cesareia de Filipe, que era uma cidade construída por Filipe, tetrarca da Itureia e da província de Traconites, filho de Herodes, o Grande (Lc.3:1), e que era um “abrigo idólatra” na terra de Israel, pois ali havia vários templos de diversas divindades, inclusive templos em homenagem aos dois primeiros imperadores romanos, César Augusto e Tibério.

- Neste local, onde havia culto a vários deuses, o Pai revela a Pedro que o único e verdadeiro Deus havia Se humanizado e era o Senhor Jesus e, então, diante de tal revelação, Cristo revela o mistério da Igreja, este povo que se formaria por intermédio do Deus feito homem.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Esboço da Lição 3 - As promessas de Deus para a Igreja - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Esboço da Lição 3 - As promessas de Deus para a Igreja - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 245.53 KB
Slides da Lição 3 - As promessas de Deus para a Igreja - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Slides da Lição 3 - As promessas de Deus para a Igreja - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 623.89 KB