Lição 13 - Ester, a portadora das Boas-Novas I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O DEUS QUE GOVERNA O MUNDO E CUIDA DA FAMÍLIA: os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração

COMENTARISTA: Silas Queiroz

COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

LIÇÃO Nº 13 – ESTER: A PORTADORA DAS BOAS-NOVAS

Ester não só livrou seu povo mas comunicou o livramento.

INTRODUÇÃO

- Na conclusão do estudo do livro de Ester, estudaremos os capítulos 8 a 10.

- Ester não só livrou seu povo mas comunicou o livramento.

I – O NOVO PEDIDO DE ESTER

- Hamã havia sido enforcado e o rei havia autorizado Mardoqueu a exterminar a sua descendência, o que representou o cumprimento da promessa divina de destruição completa de Amaleque de debaixo dos céus.

- Entretanto, isto não resolvia a questão, porque o decreto de Assuero que mandava destruir todos os judeus no dia treze de Adar continuava em vigor e o rei, inclusive, não poderia revogá-lo, pois as ordens dos reis dos medos e persas eram irrevogáveis (Et.8:8; Dn.6:8,12).

- A morte de Hamã se dera no dia 19 de Zive, o segundo mês, e já se estava no dia 23 de Sivã, o terceiro mês, ou seja, 33 dias haviam se passado (lembrando que Ester demorou 33 dias para se apresentar ao rei depois que soube do decreto da destruição e que Zive tem 29 dias).

- Ester, então, a ver a inércia a respeito por parte de Assuero, arrisca novamente a sua vida e vai até o monarca sem ser chamada e, mais uma vez, ao ver a rainha, Xerxes I estende o seu cetro, permitindo, assim, que a rainha lhe viesse falar (Et.8:3,4).

- Nesta segunda oportunidade em que Ester se submete ao “teste do cetro”, vemos um comportamento diferente do primeiro. Naquela vez, a rainha tão somente convidou o rei e Hamã para um banquete em seus aposentos, dizendo que lá faria o seu pedido.

- Naquela ocasião, era necessário, como já visto em lição anterior, manter o sigilo da sua nacionalidade e parentela, preservar a sua própria imagem bem como também a do rei e, até mesmo, de Hamã, impedindo, assim, que alguma atitude impensada ou precipitada viesse a prejudicar ainda mais os judeus.

- Agora as circunstâncias eram outras. Hamã havia sido morto, bem como sua descendência, Ester já tinha revelado sua nacionalidade e parentela, de modo que não havia mais necessidade de sigilo ou preservação de imagem.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Esboço da Lição 13 - Ester, a portadora das Boas-Novas - Entrelaçadas pelo Amor - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Esboço da Lição 13 - Ester, a portadora das Boas-Novas - Entrelaçadas pelo Amor - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 250.33 KB
Slides da Lição 13 - Ester, a portadora das Boas-Novas - Entrelaçadas pelo Amor - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Slides da Lição 13 - Ester, a portadora das Boas-Novas - Entrelaçadas pelo Amor - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 802.29 KB