ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu
COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva
COMENTÁRIO: Pr. Erivandro Galdino
LIÇÃO Nº 10 – DESENVOLVENDO UMA CONSCIÊNCIA DE SANTIDADE
INTRODUÇÃO
O apóstolo Pedro mostra que a proposta de Deus para aqueles que são chamados a viver a nova vida com Cristo é desenvolver uma vida de santidade (1 Pe 1.15). Esse ato envolve o desenvolvimento de uma consciência de santidade, que pode ser visto como um processo crescente espiritual que nos conduz a cada dia a um viver maduro e santo. Isso, por sua vez, resultará no grande projeto divino, cujo destino final é sermos semelhantes a Jesus Cristo (Rm 8.29). Para isso acontecer é preciso, primeiramente, arrependimento e confissão de pecados com sinceridade. A cada dia o cristão deve se afastar do pecado para poder aproximar-se cada vez mais de Deus.
Sem o conhecimento da Palavra de Deus é impossível o cristão desenvolver uma consciência de santidade, porque ela é a base, o fundamento da nossa fé cristã, e a leitura e a meditação nela constantemente é o segredo para que a real vida de santidade possa aparecer (Sl 1.2,3). Por meio da Palavra somos levados a compreender o que Deus quer para nossas vidas e como desenvolver com Ele a real comunhão, que envolve oração e meditação nas Escrituras.
A palavra “consciência” nos remete a ideia de percepção a respeito de algo que está em nossa volta, é o estado em que estamos despertos, acordados e lúcidos no tempo presente e, por isso, sabemos que existimos.
A consciência de santidade faz com que vivamos no presente século como luzeiros de Cristo (Fp 2.15), exercendo nossa influência de sal e luz. É preciso ter a presença do Espírito Santo de Deus na vida para ser santo, pois santidade não se trata de uma ação apenas humana, e é dEle que vem a capacidade necessária para vivermos da forma como Deus planejou para nós (Gl 5.16). Quem tem consciência de santidade sabe ter postura de salvo neste mundo e sabe como conviver com os salvos em Cristo, tendo comunhão com cada um, fortalecendo assim a unidade do Espírito Santo pelo vínculo da paz (Ef 4.3). Somente um crente com essa consciência poderá amar as pessoas, encorajar a quem precisa e considerar o próximo (Hb 10.24).
Um cristão que vive a consciência de santidade por meio da Palavra e do Espírito Santo de Deus terá um viver perseverante na fé, não oscilando nem cedendo diante das lutas, problemas e desafios que essa vida nos propõe, bem como os desejos pecaminosos da carne. Ele segue sua jornada até o fim, sabendo que a cada passo que está dando Deus o está lapidando e moldando para, no futuro, ser como Jesus é (2 Tm 2.19; 1 Pe 1.2; Ef 1.5,11; 2 Co 3.18; Fp 3.21; 1 Jo 3.2). Desse jeito, o crente em Jesus, que iniciou a sua jornada de fé com Cristo, deve estar consciente a respeito de viver uma vida santa, sem a qual, a Bíblia afirma: “ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. ERIVANDRO GALDINO