Lição 9 - Resistindo à tentação no Caminho I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

LIÇÃO Nº 9 – RESISTINDO À TENTAÇÃO NO CAMINHO

No caminho para o céu, temos de resistir às tentações.

INTRODUÇÃO

- Prosseguindo nossa reflexão sobre a vida cristã como “o Caminho”, debruçar-nos-emos sobre a tentação.

- No caminho para o céu, temos de resistir às tentações.

I – O QUE É TENTAÇÃO

- Prosseguindo o estudo da vida cristã como “o Caminho”, hoje trataremos da problemática da tentação.

- Já vimos, em lição anterior, que o cristão, em sua peregrinação terrena, enfrenta três inimigos: o diabo, o mundo e o pecado. Estes inimigos atacam o salvo principalmente por intermédio da “tentação”.

- Não é à toa que o diabo é chamado, por duas vezes, nas Escrituras como “o tentador” (Mt.4:3; I Ts.3:5), que é a palavra grega “peirazon” (πειράζων), cujo significado é o de “aquele que testa, que faz experiência com, que experimenta, que faz um esforço”.

- Assim, tanto ele como os demônios diretamente procuram levar o cristão ao pecado, ou, então, se utilizam do sistema mundano para o fazer ou, ainda, provocam e atiçam a natureza pecaminosa ainda existente no salvo para que ele vá ao pecado.

- Como nossa peregrinação terrena é um constante embate contra estes inimigos, temos, como inevitável consequência, que sempre estaremos sob tentação. Aliás, o próprio Jesus em tudo foi tentado (Hb.4:15).

- A palavra "tentação" tem, em português, a mesma origem da palavra "tentativa", ou seja, vem do verbo "tentar", que envolve a ideia de se sugerir algo, de se projetar e planejar alguma coisa que não se realizou ainda. É o emprego de meios para se conseguir algo. Desta maneira, a tentação é apenas uma disposição de ânimo, não é uma alteração da realidade. Por isso, o tentado não é pecador, como nos indica, claramente, o texto de Hb.4:15.
OBS: "…A tentação ainda não é pecado, pois Cristo foi tentado, tal como nós o somos, mas permaneceu impecável (Hb.4:15; cf. Mt.4:1 e segs., Lc.22:28). A tentação só se torna pecado quando e conforme a sugestão ao mal é aceita e se acede à mesma." (PACKER, J.I. Tentação. In: J.D. DOUGLAS (org.). O novo dicionário da Bíblia, v.II, p.1581).

- A "tentação" é uma sugestão, um projeto, uma proposta para a prática de algum pecado, para uma atitude de desobediência aos preceitos estabelecidos pelo Senhor. É por isso que Deus não pode tentar pessoa alguma nem pode ser tentado por quem quer que seja, porquanto ninguém pode fazer Deus pecar nem tampouco Deus, diante de Seu caráter moral, pode fazer com que alguém peque (Tg.1:13).

- Não podemos confundir, portanto, a noção de tentação com a de provação, esta, sim, com origem em Deus. Deus, no Seu propósito de promover a contínua edificação espiritual do homem, ser que tanto ama, estabelece, dentro de Seus desígnios que o homem não consegue discernir (Is.55:8; I Co.3:11). Tudo o que Deus estabelece na vida do homem fiel é para seu bem (Rm.8:28). Por isso, a passagem narrada nem Gn.22:1 (aliás, a expressão "tentou" da versão Almeida Revista e Corrigida, foi substituída por "pôs à prova" na versão Almeida Revista e Atualizada, expressão repetida na NVI). A tentação nunca tem objetivos de edificação, mas, simplesmente, destrutivos, motivo pelo qual é distinta da provação.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Esboço da Lição 9 - Resistindo à tentação no Caminho - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Esboço da Lição 9 - Resistindo à tentação no Caminho - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 252.08 KB
Slides da Lição 9 - Resistindo à tentação no Caminho - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Slides da Lição 9 - Resistindo à tentação no Caminho - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 738.19 KB