Lição 8 - Confessando e abandonando o pecado I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

LIÇÃO Nº 8 – CONFESSANDO E ABANDONANDO OS PECADOS

Não há como ir para o céu se não confessarmos os pecados e deixarmos sua prática.

INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo da vida cristã como “o Caminho”, refletiremos sobre a confissão e o abandono dos pecados.

- Não há como ir para o céu se não confessarmos os pecados e deixarmos sua prática.

I – A CHAMADA DIVINA À SALVAÇÃO

- Na sequência do estudo da vista cristã como “o Caminho”, refletiremos sobre a necessidade de confissão dos pecados e o abandono da sua prática para podermos chegar aos céus.

- O apóstolo João é claro ao dizer que os que vivem na prática do pecado são filhos do diabo (I Jo.3:8-10), de modo que não há como ser filho de Deus em tal condição.

- A salvação do homem na pessoa de Cristo Jesus foi planejada por Deus mesmo antes da fundação do mundo (Ef.1:4; I Pe.1;20; Ap.13:8). No Seu planejamento, o Senhor já decidiu que a salvação somente se daria por meio de Jesus Cristo, o Deus que Se fez homem para pagar o preço dos pecados.

- Vemos, portanto, que a salvação tem origem em Deus. A salvação foi projetada na mente divina e, por isso mesmo, é eterna (Is.45:17; Hb.5:9). Em sendo assim, não há coisa alguma no universo que possa impedir a salvação de se realizar, de modo que não é necessário a Deus, em Sua soberania, de impedir que algum ser humano possa optar entre a salvação, ou não, pois a salvação somente se dará para aqueles que cumprirem os requisitos previamente estabelecidos por Deus para a salvação, ou seja, a fé em Cristo Jesus, após Jesus ter morrido pelo pecador, entregando Sua vida por ele.

- Tendo origem em Deus, a salvação precisa ser adquirida pelos seres humanos, pois quem deve ser salvo é o homem. Deus oferece a salvação a todos os homens (I Tm.2:4), mas não são todos os que se salvam, precisamente porque a vontade divina de salvação não se confunde com a vontade humana, vontade esta criada por Deus e que, por isso mesmo, é por Ele respeitada.

- Tendo origem em Deus, a salvação se inicia, evidentemente, com esta deliberação divina de salvar o homem, deliberação que se tornou conhecida da humanidade no dia mesmo da queda, quando o Senhor a revela em Seu diálogo com a antiga serpente, o diabo e Satanás, como que a mostrar que a tentação e queda do homem não tinham alterado em coisa alguma o amor de Deus para com o homem e a própria soberania divina.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Esboço da Lição 8 - Confessando e abandonando o pecado - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Esboço da Lição 8 - Confessando e abandonando o pecado - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 370.63 KB
Slides da Lição 8 - Confessando e abandonando o pecado - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Slides da Lição 8 - Confessando e abandonando o pecado - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 683.86 KB