Apêndice 1 - O bom combate da Igreja

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo

COMENTARISTA: José Gonçalves

COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

APÊNDICE Nº 1 – O BOM COMBATE DA IGREJA

A Igreja vive em constante luta na sua peregrinação terrena.

TEXTO ÁUREO

“Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes Eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.” (Jo.15:19).

INTRODUÇÃO

- Em apêndice ao trimestre dedicado ao estudo da Eclesiologia, estudaremos o bom combate da Igreja.

- A Igreja vive em constante luta na sua peregrinação terrena.

I – O BOM COMBATE É CONSEQUÊNCIA INEVITÁVEL DA NATUREZA DA IGREJA

- Em apêndice ao trimestre dedicado ao estudo da Eclesiologia, ou seja, da doutrina bíblica da Igreja, estudaremos “o bom combate da Igreja”.

- A Igreja, ao ser revelada pelo Senhor Jesus, já foi apresentada como sendo um organismo que viveria em constante luta na sua peregrinação terrena. Assim que disse que edificaria a Sua Igreja, Cristo, de imediato, já afirmou que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt.16:18).

- Desta maneira, logo de início, Jesus mostrou que a Igreja seria um “edifício”, ou seja, algo a ser construído segundo o modelo pré-estabelecido e que teria sempre um crescimento, mas, também, um povo que sofreria constantes ataques, viveria em luta contra “as portas do inferno”.

- A expressão utilizada por Cristo é associada, em primeiro lugar, às cavernas existentes no sopé do monte Hermom, onde ficava a cidade de Cesareia de Filipe, na Galileia, ao norte de Israel, onde Jesus estava quando revelou o mistério da Igreja oculto desde antes da fundação do mundo.

- Cesareia de Filipe era um “nicho idólatra” na terra de Israel, onde se encontravam diversos templos e altares dedicados a divindades gentílicas, inclusive ao deus grego Pã, o deus dos bosques, campos, rebanhos e pastores, que, segundo a mitologia grega, vivia em grutas e vagava pelos vales e montanhas. Ora, a região de Cesareia de Filipe, situada junto ao monte Hermom, é, sem dúvida, a região de mais densa vegetação em Israel, dotada de farta quantidade de água e de florestas, bem propícia para o culto a esta divindade.

- Pois bem, junto a estas grutas existentes no sopé do monte Hermom, erigiu-se um templo a Pã e ali eram feitos sacrifícios àquela divindade, havendo a crença que tais grutas eram “a porta de entrada para o além”, ou seja, a entrada para o “mundo dos mortos” que, na mitologia grega, estava sob o governo do deus Hades.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Esboço do Apêndice 1 – O bom combate da Igreja - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Esboço do Apêndice 1 – O bom combate da Igreja - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 257.01 KB
Slides do Apêndice 1 – O bom combate da Igreja - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Slides do Apêndice 1 – O bom combate da Igreja - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 855.44 KB