Apêndice 2 – Missões e ação social

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo

COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby

COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

APÊNDICE Nº 2 – MISSÕES E AÇÃO SOCIAL

Missões andam lado a lado com ação social.

INTRODUÇÃO

- Em apêndice ao trimestre, veremos a relação entre missões e ação social.

- Missões andam lado a lado com ação social.

I – O QUE É A AÇÃO SOCIAL

- Em apêndice ao trimestre, falaremos um pouco mais amiúde a respeito do relacionamento entre missões e ação social.

- As missões transculturais, tema do nosso trimestre, demonstram, com absoluta clarividência, que o propósito salvífico de Deus é para toda a humanidade e para todo ser humano, entendido ele como uma unidade de corpo, alma e espírito.

- Com efeito, Paulo mostra-nos que a salvação atinge espírito, alma e corpo, devendo eles ser conservados irrepreensíveis até a vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (I Ts.5:23).

- A salvação, portanto, abrange a integralidade do homem, tanto o aspecto material quanto o imaterial, até porque há um propósito divino de Seus discípulos permanecerem sobre a face da Terra para que preguem o Evangelho a toda criatura, tendo o Senhor Jesus deixado claro que jamais pediria para que a Igreja fosse tirada do mundo, mas, sim, liberta do mal (Jo.17:15).

- Chamados para fora do mundo, ou seja, libertos do poder de Satanás (At.26:18), os discípulos de Cristo são chamados a serem sal da terra (Mt.5:13) e luz do mundo (Mt.5:14), ou seja, temos de estar na Terra para podermos não só glorificar a Deus, como fez Nosso Senhor (Jo.17:4), como levar os homens a glorificarem a Deus pelas nossas boas obras (Mt.5:16), boas obras que foram criadas justamente para que andem eles nelas (Ef.2:10).

- Percebe-se, portanto, que o objetivo da salvação é fazer com que pessoas que passem a crer em Jesus venham a mostrar o amor de Deus aos homens, não só por meio da pregação do Evangelho por palavras, que é a proclamação (que os estudiosos costumam denominar de “kerigma”, utilizando a palavra grega), mas, também, mediante um serviço (a “diakonia” mencionada pelos estudiosos, também se utilizando da palavra grega).

- Ao criar o homem, o Senhor fê-lo um ser social (Gn.2:18), mostrando claramente que não poderia o ser humano viver solitariamente. Foi criado para conviver com seus semelhantes, a fim de poder, a partir do primeiro grupo social a que pertence, a família, pudesse cumprir os propósitos divinos estabelecidos para ele.

- Deste modo, a Igreja, além de ela própria ser um grupo social, deve, também, na pregação do Evangelho, máxime quando em missões transculturais, atentar para esta sociabilidade humana, observando que a vida com Cristo já se inicia aqui nesta Terra, devendo, por isso, as relações sociais serem devidamente influenciadas pela presença de Cristo em nós.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Esboço do Apêndice 2 – Missões e ação social - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Esboço do Apêndice 2 – Missões e ação social - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 281.16 KB