Lição 1 - O amor de Deus na Bíblia I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2023

Adolescentes: O AMOR NA VIDA CRISTÃ

COMENTARISTA: DANIELE SOARES

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 1 – O AMOR DE DEUS NA BÍBLIA

Para refletir

“Louvai ao SENHOR, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos.” (Sl 105.1 - ACF).

Nossa devoção e gratidão a Deus é aqui despertada, para que possamos nos estimular a louvar a Deus. Busque sua força; isto é, sua graça; a força do seu Espírito para operar em nós o que é bom, o amor com o qual ELE tudo faz, a bons e a maus.

Não podemos fazer senão pela força derivada DELE, pela qual ELE nos chamou. Procure ter ELE em seu ser para a eternidade, portanto continue buscando-o enquanto viver neste mundo; pois ELE não apenas será encontrado, mas recompensará aqueles que o buscam diligentemente.

Divulgue seus feitos entre o povo – O que ELE fez nos tempos antigos. Um dos modos mais eficazes de manter o conhecimento do que Deus tem feito no nosso mundo é através de nosso viver cotidiano, demonstrando Seu Amor e cuidado que tem com cada ser humanos, cada animal, cada vegetal, cada célula sobre a terra que ELE , Criador Supremo fez.

Texto Bíblico em estudo: Dt 7.7-13.

A palavra amor

Segundo o dicionário: Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa (ex.: amor filial; amor materno).

Amor - é interessante pensar que DEUS é amor. Um amor tão singular que nos deixa o livre arbitro. Nos ama de forma indescritível, a ponto de se tornar humano (o Senhor Jesus), mas mesmo assim, não interfere em minha vontade, mesmo com todo esse amor, não me obriga a servi-LO.

No texto base dessa lição de hoje, vemos “O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; mas, porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais ...” (Dt 7.7,8)

Porque o Senhor te ama. Targum Onkelos diz: "Porque ELE teve complacência com você". O escritor de Deuteronômio traz à tona neste lugar o amor ao povo de Israel como o motivo divino, não para escolher Israel, mas para liderá-lo. e libertá-lo da escravatura do Egito, pela qual Deus praticamente realizou a eleição do povo, para que pudesse assim atrair os israelitas a uma reciprocidade de amor.

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva