ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adolescentes: : GRANDES CARTAS PARA NÓS
COMENTARISTA: RAFAEL LUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 7 – VAMOS CONHECER A 1ª CARTA DE PEDRO
Para refletir
“E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça. (...) exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.” (1 Pe 5.10,12 - ACF).
Quero lembrá-los que as revistas vêm com a versão NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje), que eu, pessoalmente não gosto de usar. Por essa razão sempre utilizo em meus comentários a versão Almeida Corrigida Fiel. É somente uma explicação da diferença que o versículo acima com a que está na revista.
Vamos refletir nos versículos:
Nesses dois versículos acima, o apóstolo Pedro ora a Deus pelos cristãos, rogando que sejam aperfeiçoados segundo Sua misericórdia graça. Perfeito implica seu progresso em direção à Deus. Fortalecer diz respeito ao crescimento na graça através da fé em Cristo. Estabelecer significa fixar sobre um fundamento seguro – Cristo - que é o fundamento e a força dos crentes.
Essas expressões mostram que a perseverança e o progresso na graça devem ser buscados em primeiro lugar por todo cristão. O poder dessas doutrinas nos corações e os frutos nas vidas mostraram quem é participante da graça de Deus. Aumentar o amor cristão e a afeição de uns para com os outros não é uma questão de elogio vazio, mas o selo e a insígnia de Jesus Cristo em seus seguidores. Outros podem ter uma falsa paz por um tempo, e os homens perversos podem desejá-la para si mesmos e uns para os outros; mas a esperança deles é vã e não dará em nada. Toda paz sólida é fundada em Cristo e flui dele.
Texto Bíblico em estudo: 1 Pe 1.6-9,13-16
Abrindo 1ª Carta de Pedro
Ao longo dos cinco capítulos o apóstolo Pedro saúda os cristãos que estavam dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, lembrando-os de viverem como santos, assim como o Senhor é. Ele também aconselha a todos a que sejam humildes, façam o bem e sujeitem-se às autoridades humanas. “Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos (...)”. (1 Pe 2.13-15)
O apóstolo dá conselhos a serem seguidos por homens e mulheres no casamento e também encoraja todos os cristãos a manterem-se firmes na fé no Senhor, mesmo diante das dificuldades enfrentadas. “Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal. Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito (...)”. (1 Pe 3.17,18)
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva