ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adolescentes: : : GRANDES CARTAS PARA NÓS
COMENTARISTA: RAFAEL LUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 2 – HEBREUS, UMA CARTA SOBRE JESUS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Hebreus, uma Carta sobre Jesus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar a aula e melhor compreensão do tema, apliquem a dinâmica “A superioridade de Jesus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A superioridade de Jesus
Objetivo: Estudar sobre a superioridade de Jesus com relação aos anjos, Moisés e aos sacerdotes.
Material:
01 cartolina ou 01 folha de papel madeira
01 pincel atômico
01 quadro
Observação: traçar uma tabela na cartolina ou na folha de papel madeira(vejam sugestão de modelo no procedimento); o tamanho da tabela deve ser adequado para o tamanho da turma, isto é, a visualização deve ser boa para todos os alunos.
Procedimento:
- Escrevam no quadro a expressão: A superioridade de Jesus.
- Apontem esta expressão e falem: observem que a palavra superioridade nos faz pensar em: Superior em relação a que ou a quem?
Então, Jesus é apresentado como superior a quem ou a que?
Aguardem as respostas dos alunos.
Certamente, eles vão responder que é superior em relação aos anjos, Moisés e sacerdotes até porque o título do item 3 já faz esta afirmação.
- Depois, perguntem: Por que Jesus é superior aos anjos, Moisés e sacerdotes?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, falem: Vamos a partir de agora estudar as razões pelas quais Jesus é superior.
Para isto, apresentem uma tabela semelhante a esta abaixo, que deverá ser preenchida à medida que o conteúdo da lição for explanado.
A tabela deve conter tantas linhas quantas forem necessárias para que o tema fique esclarecido e bem compreendido.
Os pontos para preenchimento da tabela estão expostos ao longo da lição. Vejam este exemplo na tabela.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2023/01/adolescentes-curriculo-20222023-genesis.html Acesso em 05 de Jul de 2023.