Lição 6 - Samuel: juiz, profeta e sacerdote I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025

Adolescentes: : A HISTÓRIA DO POVO ESCOLHIDO

COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 6 – SAMUEL: JUIZ, PROFETA E SACERDOTE

Para refletir

“E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.” (1 Sm 3.19 - ACF).

E Samuel crescia, e o Senhor era com ele. A vida de Samuel foi contrastada com outra: com a de seu predecessor no cargo de juiz. À medida que o menino se tornava adulto, ouvimos que, por um lado, como, sem dúvida, nos dias anteriores com Eli, agora com Samuel, o Senhor estava com Seu servo, dando-lhe força e sabedoria, guiando-o e guardando-o; e, por outro lado, diferente de Eli, ouvimos como o jovem profeta não deixou nenhuma das palavras divinas cair no chão.

Naqueles dias sombrios de pecado e vergonha em Siló, em meio a cenas de tentação, o menino permaneceu firme; sua infância foi um protesto perpétuo contra a cobiça e a iniquidade.

Texto Bíblico em estudo: 1 Sm 3.1-10

O sacerdócio de Eli

“Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não conheciam o SENHOR; porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes em sua mão; e dava com ele, na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló. Também, antes de queimarem a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote, porque não tomará de ti carne cozida, senão crua. E, dizendo-lhe o homem: Queimem primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a tua alma, então, ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar; e, se não, por força a tomarei. Era, pois, muito grande o pecado desses jovens perante o SENHOR, porquanto os homens desprezavam a oferta do SENHOR.” (1 Sm 2. 12-36 – ARA)

Eli serviu como um juiz de Israel por quarenta anos (1 Sm 4.18). A história de Eli na Bíblia ficou marcada não apenas pelo seu contato com o jovem Samuel, mas principalmente pela rebeldia de seus filhos. Eli era descendente de Arão através de Itamar (cf. 1 Sm 22.20; 1 Re 2.27; 1 Cro 24.3). Mas sua descendência não é citada na lista de 1 Crônicas 6 por causa do julgamento de Deus sobre sua família.

O grande problema de Eli foi seus filhos. Ele era pai de dois homens incrédulos, Hofni e Finéias. Como Eli já tinha a idade muito avançada, seus filhos passaram a ter cada vez mais responsabilidades no serviço do Tabernáculo.

Mas os dois filhos de Eli não tinham qualquer temor a Deus e nem respeito pelo próprio pai. Eles transgrediam a Lei de Deus de muitas maneiras. Eles violavam a regulamentação acerca das ofertas e sacrifícios ao Senhor, e se apropriavam daquilo que era consagrado a Deus (1 Sm 2.12). Além disso, eles seduziam as mulheres que se ocupavam de forma voluntária de algum serviço relacionado ao funcionamento do Tabernáculo.

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva 

Esboço da Lição 6 - Samuel_juiz, profeta e sacerdote - Adolescentes - Profª Jaciara da Silva.pdf
Filename: Esboço da Lição 6 - Samuel_juiz, profeta e sacerdote - Adolescentes - Profª Jaciara da Silva.pdf
Size: 268.15 KB