ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: : Como viver no mundo à luz da Bíblia
COMENTARISTA: JÁDER CRUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 5 – O CARÁTER CRISTÃO
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: compreender o que é caráter, e como o cristão deve se moldar em Cristo.
Para refletir
“Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício.” (Pv 21.3 - ACF).
Fazer justiça e julgamento é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício. A superioridade da obediência moral à adoração cerimonial é muitas vezes inculcada. O sacrifício dos ímpios é uma abominação ao Senhor. O caro sacrifício dos ímpios é contrastado com a oração, desacompanhada de sacrifício, dos justos.
A oração dos ímpios é denunciada como abominação. O sacrifício, como legal e cerimonial, seria mais naturalmente aberto à acusação de morte e irrealidade; enquanto a oração, como espontânea e não legalmente imposta, pode ser considerada menos suscetível ao realismo; tanto mais odioso, portanto, se não for oferecido de coração. A inutilidade da adoração externa sem obediência e devoção do coração é muitas vezes exortada pelos profetas (ver 1 Sm 15.22; Is 1.11, etc.; Jr 6.20; Os 5.6; Am 5.22.). Era necessária a lição de que o valor do sacrifício dependia da mente e disposição do ofertante, sendo a tendência de repousar em nosso modo de fazer o que é justo, correto diante de Deus e das pessoas, como se a ação externa fosse tudo o que fosse necessário para tornar o adorador aceito.
"Justiça" e "julgamento" (tsedakah e mishpat) são combinados em Gênesis 18.19; 2 Samuel 8.15; Jó 37.23; Isaías 56.1. Eles implicam equidade e justiça procedentes, não de simples consideração à lei, mas do princípio do amor. Septuaginta: "Justificar e falar a verdade são mais agradáveis a Deus do que o sangue dos sacrifícios" - Pv 21.3
Texto Bíblico em estudo: 1 Pe 1.1-8
O que é caráter?
Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. O caráter é o que define a personalidade e a índole de uma pessoa.
O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.
O caráter pode ser medido pelo grau de confiança que a pessoa inspira a partir de seu comportamento, da retidão de suas ações e pela honestidade em suas relações.
O comportamento de uma pessoa, seu modo de agir conforme os valores sociais e humanos é a representação do caráter. O caráter é construído socialmente. Ao longo da vida, a pessoa é socializada e internaliza alguns valores fundamentais para a vida coletiva em sociedade.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva