Lição 2 - Uma história sobre a oração I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adolescentes: AS PARÁBOLAS DE JESUS SÃO VIVAS

COMENTARISTA: RAFAEL LUZ

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 2 – UMA HISTÓRIA SOBRE A ORAÇÃO

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: conscientizar-se sobre a necessidade que temos de manter uma vida diária de oração, e o poder que ela tem na vida cristã.

Para refletir

“E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Lc 11. 9 - ACF).

E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á... Isto é dito por Cristo, para encorajar a oração e importuná-la; que se alguém pedir a Deus, em nome de Cristo e com fé, se é pão para o corpo ou alimento para a alma; ou qualquer bênção, seja temporal ou espiritual, será dada; não segundo os seus merecimentos, mas segundo as riquezas da graça de Deus; que é rico para todos os que o invocam, em sinceridade e verdade.

Buscai e encontrareis: seja Cristo, a pérola de grande valor, ou Deus em Cristo; ou particularmente, perdoando graça e misericórdia por meio de Cristo, ou o conhecimento das coisas divinas; e tanto a graça aqui quanto a glória no futuro, como os homens buscam tesouros escondidos; tais não perderão seu trabalho, mas desfrutarão de todas essas coisas valiosas, e o que quer que sejam, pela oração e pelo uso de outros meios, buscando.

Batei, e abrir-se-vos-á; a porta da misericórdia com Deus; a porta da comunhão com Cristo; a porta do Evangelho, e os mistérios dele e da dispensação do Evangelho e estado da igreja, na qual é admissão, para todos os que buscam; e a porta do céu, na qual há entrada pelo sangue de Jesus

Texto Bíblico em estudo: Lc 11. 1-13

A parábola do amigo importuno

Na parábola do amigo importuno o Senhor Jesus salienta a importância de buscarmos a Deus em oração de forma perseverante e cheia de fé. Vivemos em mundo de muitas dores e medo. Por isso, a oração deve ser uma das nossas maiores aliadas. Não é à toa que o apóstolo Paulo faz menção dela na batalha espiritual e na armadura de Deus.
Aqui, eu quero refletir com você sobre a importância desta parábola para os nossos dias e como ela pode nos inspirar a viver um novo nível de oração perseverante.
Jesus inicia a Parábola do amigo importuno, dando os detalhes do problema: Um viajante saiu a noite com o objetivo de se livrar do calor do dia e dos assaltantes do caminho (Lc 11.5,6).

Por isso, ele chegou à casa de seu amigo à meia-noite, com fome e cansado. O problema é que seu amigo estava desprevenido. A dispensa estava vazia. Pensando no que fazer, ele foi a casa de um outro amigo e bateu em sua porta para pedir ajuda. A resposta do terceiro personagem da parábola é uma impossibilidade, mas como se trata de uma emergência e de um amigo que precisa de ajuda, dificilmente a hora e o sono das crianças seriam considerados (Lc 11.7).

O fato é que há a possibilidade e a ênfase de Jesus quanto a perseverança virá no próximo versículo. Na última parte da ilustração do amigo importuno, o Senhor Jesus concorda que dificilmente um amigo nos negará socorro em uma emergência, e nesta circunstância ou ele nos ajudará por amor ou para se livrar do incômodo. De qualquer forma, obteremos aquilo que pedimos independente da motivação (Lc 11.8).

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva 

Esboço da Lição 2 - Uma história sobre a oração - Adolescentes - Profª Jaciara da Silva.pdf
Filename: Esboço da Lição 2 - Uma história sobre a oração - Adolescentes - Profª Jaciara da Silva.pdf
Size: 422.47 KB