Lição 10 - A certeza da salvação I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adolescentes: A História da Salvação

COMENTARISTA: THAIS A. G. DE PAULA MARTINS

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 10 – A CERTEZA DA SALVAÇÃO

Para refletir

“O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus". (Rm 8.16 - NVI).

O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.' O pensamento geral que desejo deixar-vos pode resumir-se assim: O nosso grito “Pai” é o testemunho de que somos filhos. Esse grito não é simplesmente nosso, mas é a voz do Espírito de Deus. A Testemunha divina em nosso espírito está sujeita às influências comuns que afetam nosso espírito.

Tomemos este pensamento e detenhamo-nos neles por um momento. O nosso grito “Pai” é o testemunho de que somos filhos. Observe os termos da passagem: 'O próprio Espírito testifica com o nosso espírito.'

Não é tanto uma revelação feita ao meu espírito, considerado como o destinatário do testemunho, mas uma revelação feita em ou com o meu espírito considerado como cooperante no testemunho. Não é que meu espírito diga alguma coisa, dê testemunho de que sou filho de Deus; e que o Espírito de Deus entra por um processo distinguível, com uma evidência separada, para dizer Amém à minha persuasão; mas é que existe um testemunho que tem uma origem conjunta - a origem do Espírito de Deus como fonte verdadeira, e a origem da minha própria alma como receptora e cooperante nesse testemunho. É uma evidência sustentada, de fato, pelo Espírito de Deus; mas é uma evidência transmitida não apenas ao nosso espírito, mas através Dele, com Ele.

Texto Bíblico em estudo: Rm 8.31-39

A certeza de salvação

Há muita gente em nossas igrejas que não tem “plena certeza de salvação”. Tais pessoas não têm certeza de que seus pecados foram perdoados, e certamente não podem dizer isso com convicção.

Quando fazemos a pergunta: “Você tem certeza da sua salvação?”, muitas vezes, vem a resposta “Acho que sim, espero que sim”. Tais respostas mostram que essas pessoas não conhecem a Bíblia.

Há pessoas que têm dúvidas. Podem ser dúvidas a respeito do amor de Deus ou a respeito da realidade da sua própria experiência de salvação. Outros insistem que é presunçoso dizer que sabem que seus pecados já estão perdoados ou que sabem que vão para o céu. Medo de ser considerado presunçoso tem impedido muitas pessoas de entrar na “plena certeza da fé”. Mas há também o contrário – pessoas presunçosas que acham que são crentes e não são.

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva 

Esboço da Lição 10 - A certeza da salvação - Adolescentes - Profª Jaciara da Silva.pdf
Filename: Esboço da Lição 10 - A certeza da salvação - Adolescentes - Profª Jaciara da Silva.pdf
Size: 244.32 KB