Lição 12 - Fuja da contenda II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2020 - EDIÇÃO ESPECIAL

Adolescentes - Tema: Conselhos para o dia-a-dia

Comentarista: Jamiel Lopes

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 12 – FUJA DA CONTENDA

- Agora, falem que o tema da aula será sobre como fugir da contenda.

- Em seguida, utilizem a dinâmica “Foi a Gota D’água!”

- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Foi a Gota D’água!

Objetivo: Estudar sobre a contenda, suas consequências e como evitá-la.

Material:

01 copo

Água

01 bandeja

Procedimento:

- Escrevam no quadro a expressão “Foi a Gota D’água!”

- Perguntem: O que significa esta expressão?

Aguardem as respostas.

As respostas devem ser em torno de algo que faz com que alguém perca seu limite e paciência de suportar uma situação, então, há uma desestabilização emocional, havendo desencadeamento de atitudes variadas, inclusive gerando a contenda.

- Apresentem o copo com um pouco de água.

- Falem: Esta demonstração pode representar esta situação.

- Coloquem mais água no copo e falem: Vão acontecendo situações que nos causam estresse e vão se avolumando. (coloquem mais água no copo, deixando muito cheio, quase transbordando).

- Falem: Mas, uma gota d’água pode fazer o copo transbordar.(agora, coloquem um pouco de água e copo transbordará, usem a bandeja para não cair água no chão).

- Falem: Assim também acontece com agente. Às vezes uma palavra, uma cara feia, pode ser a gota d’água e desencadear uma discussão, uma contenda.

- Peçam para que pelo 02 alunos falem sobre um situação que foi a gota d’água que iniciou uma contenda.

- Falem: É sobre a contenda, suas consequências e como evitá-la, o tema da aula de hoje.

- Agora, iniciem o estudo da lição.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2020/09/sugestoespara-as-licoes-de-adolescentes_14.html Acesso em 15 set. 2020