Lição 11 - Seja prudente II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2020 - EDIÇÃO ESPECIAL

Adolescentes - Tema: Conselhos para o dia-a-dia

Comentarista: Jamiel Lopes

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 11 – SEJA PRUDENTE

- Agora, falem que o tema da aula será sobre a prudência.

- Perguntem: O que vocês acham que seja Prudência?

Procurem então fazer um conceito deste vocábulo a partir das ideias dos alunos e com acréscimo de outras informações se necessário.

- Em seguida, utilizem a dinâmica “Entrando numa fria”

- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Entrando numa Fria

Objetivo: Refletir sobre a prudência, a imprudência e suas consequências.

Material:

Depósito com pedras de gelo

Copos descartáveis

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Peçam para que os alunos relatem situações que aconteceram com eles que envolvam a prudência ou a imprudência.

Quando o relato exemplificar a prudência, todos devem bater palmas.

Quando o relato exemplificar a imprudência, todos devem falar: “Entrou numa fria!” e ganhará um copo descartável com gelo.

Falem o que significa a expressão “entrar numa fria”: confusão, encrenca, não fez do jeito correto.

Peçam para que os alunos deixem seus copos com gelo reservados, porque depois serão utilizados.

- A partir destes relatos falem sobre a importância da prudência e os resultados positivos. Também falem sobre as consequências negativas da falta de prudência.

- Agora, peçam para que os alunos que “ganharam” o copo com gelo, observem como está o gelo. Deve ter havido degelo. Então, aproveitem e falem que esta transformação pode nos remeter a mudança de comportamento do imprudente que “entrou numa fria” para uma situação diferente com mudanças de atitudes.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2020/09/sugestoespara-as-licoes-de-adolescentes.html Acesso em 08 set. 2020