Lição 7 - Vença a preguiça II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2020 - EDIÇÃO ESPECIAL

Adolescentes - Tema: Conselhos para o dia-a-dia

Comentarista: Jamiel Lopes

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 7 – VENÇA A PREGUIÇA

- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

6 - Antes de falar sobre o tema da aula, perguntem para os alunos:

Que horas vocês se acordam?

Acordam sozinhos?

Usam o despertador?(mostrem um despertador, façam ele funcionar)

Alguém fica chamando muitas vezes?

Que atividades fazem durante o dia, além de ir para a escola?

Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou cartolina, de forma objetiva.

- Agora, falem que o tema da aula será sobre como vencer a preguiça.

- Agora, utilizem a dinâmica “Bicho Preguiça”.

- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Para concluir aula, pequem novamente o despertador e falem: Que esta aula tenha sido um despertador para vocês, quanto a importância do tempo para dormir e também para realizar as outras tarefas.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Bicho Preguiça

Objetivo: Refletir sobre a preguiça e o trabalho através do comportamento do bicho preguiça e da formiga.

Material:

Figura do bicho preguiça

Figura de formigas ou formigas de verdade dentro de um frasco

Versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Perguntem: Que tipo de animal você acha que parece com você? Por quê?

Orientem que “parecer” não quer dizer que é igual, ou que apenas tenha algumas características físicas semelhantes, mas também leva em consideração atitudes e comportamento do animal.

Aguarde um pouco de tempo(3 minutos)

- Agora, peçam que cada aluno fale o nome do animal e a razão desta escolha.

- Depois que todos tiverem falado, façam um breve resumo do que você ouviu, dizendo: Observamos aqui que vocês apresentaram características positivas ou negativas do animal que você acha que parece com você.

- Agora, apresentem a figura de uma preguiça e peçam para que os alunos falem sobre o que eles conhecem sobre este bicho.

Na lição há algumas informações sobre este animal.

- Em seguida, falem: A lição de hoje vai tratar sobre a preguiça(não o animal), mas a falta de coragem para realizar as tarefas, dormir demais etc que muitas pessoas possuem.

Daí, a razão por que o bicho preguiça nos traz alguns ensinamentos sobre a preguiça que o ser humano pode apresentar. - Depois, mostrem a figura de várias formigas ou formigas de verdade dentro de um frasco.

Vocês já observaram o comportamento das formigas?

Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que elas estão sempre em atividade, trabalhando.

- Perguntem: Vocês sabem o que a Bíblia fala sobre a formiga?

Depois, apresentem o versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).

Peçam para que os alunos leiam em conjunto, depois só as meninas, só os meninos e em seguida novamente juntos. - Agora, trabalhem os pontos levantados sobre o tema, contidos na lição.

Vejam na orientação pedagógica como iniciar a aula, antes da realização da dinâmica e do estudo do tema. Vocês vão precisar de um despertador.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2020/08/sugestoespara-as-licoes-de-adolescentes_10.html Acesso em 12 ago. 2020