Lição 2 - Obedeça aos pais II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2020 - EDIÇÃO ESPECIAL

Adolescentes - Tema: Conselhos para o dia-a-dia

Comentarista: Jamiel Lopes

*** CPAD disponibiliza gratuitamente revistas edição especial deste trimestre***http://www.cpadnews.com.br/assembleia-de-deus/50789/cpad-disponibiliza-gratuitamente-edicao-especial-online-de-revista-infantojuvenil.html

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 2 – OBEDEÇA AOS PAIS

- Falem: A lição de hoje tem como tema a obediência aos pais – um dos conselhos de Salomão para os jovens.

- Reflitam com os alunos sobre a importância das normas e regras nos mais variados aspectos e lugares: em casa, na Igreja, na escola, no trânsito etc.

- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Coma o Chocolate”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Coma o Chocolate!

Objetivo: Refletir de forma prazerosa os resultados da obediência.

Material:

01 caixa com tampa

01 chocolate

Fita adesiva para fixar o chocolate dentro da caixa

A Expressão digitada “Coma o chocolate”. Este papel deverá ser colocado dentro da caixa, encobrindo o chocolate.

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

Observação: O nome da dinâmica não deve ser mencionada para os alunos, pois perderá toda a surpresa e expectativa.

- Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem uma ordem a ser cumprida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.

- Continuem falando: Esta caixa vai passar de mão em mão, ao sinal de um comando ou quando a música começar. Ao sinal do comando (bater palma, palavra pare) ou música parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá obedecer a orientação ou ordem contida dentro da caixa.

- Então, comecem o procedimento conforme já descrito acima. Perguntem para o aluno que ficou com a caixa: E aí, vai abrir? Ou quer que continue?

- Façam este procedimento pelo menos 3 vezes. Na última vez, vocês falam: agora não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali contida.

- O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem: “Coma o Chocolate”.

Observação: O aluno deverá comer o chocolate, salvo havendo restrições médicas, como por exemplo, diabéticos...

- Falem: O resultado da obediência em abrir a caixa foi ganhar e saborear um delicioso chocolate. Quando obedecemos a Deus, recebemos muitas bênçãos.

Ideia original desconhecida.

Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2020/07/sugestoespara-as-licoes-de-adolescentes.html Acesso em 07 jul. 2020