Get Adobe Flash player

Estudos Bíblicos

Qua, 07 de Janeiro de 2015 06:51

Os dez mandamentos

Escrito por Pr. Josaphat Batista Soares
OS DEZ MANDAMENTOS –  1º  TRIMESTRE 2015                                                                      Pr. Josaphat Batista Soares*         Apêndice -   - Pela graça de Deus chegamos a mais um ano letivo, onde iniciaremos o mais novo trimestre das Lições Bíblicas dominical do ano 2015. Desta vez, estudaremos a “Lei” que por sua vez veio para nós como sombra de Cristo, pelo o qual, é o novo Mandamento escrito em nossos corações. Como diz o ilustre professor Dr. Caramuru Afonso: “A lei, em suas máximas, que são os dez mandamentos, encerra o caráter de Deus, mostra qual é a Sua vontade na vida do homem sobre a face da Terra e, neste sentido, tem o suprassumo da moral, da convivência humana de acordo com a vontade de Deus enquanto peregrinamos nesta Terra”. Os Dez Mandamentos ou o Decálogo é o nome dado ao conjunto de leis que segundo a Bíblia, teriam sido originalmente escritos por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés (as Tábuas da Lei). As tábuas de pedra originais foram quebradas, de modo que, segundo Êxodo 34:1, Deus teve de escrever outras. Encontramos primeiramente os Dez Mandamentos em Êxodo 20:2-17 e, depois, em Deuteronômio 5:6-21, usando palavras similares. Decálogo significa "dez palavras", as palavras que resumem a Lei dada por Deus ao povo de Israel, no contexto da Aliança, por meio de Moisés. Este, ao apresentar os mandamentos do amor a Deus (os quatro primeiros) e ao próximo (os outros seis), traça, para o povo eleito e para cada um em particular, o caminho de uma vida liberta da escravidão do pecado.  É bom observar que de uma vez que os  Dez Mandamentos foram entregues no Monte Sinai ao povo hebreu, por Deus, através de Moisés, foi dado separadamente do restante…
Dom, 04 de Janeiro de 2015 11:54

Os 613 mandamentos da lei de Moisés

Escrito por Site - Judaísmo da unidade
613 Mitzvot (Mandamentos)     Mitzvot Aseh (Positivos) – ‘Faça’ 1. O primeiro preceito dentre os preceitos positivos: saber que existe a Divindade, conforme está escrito: ‘Eu sou Eterno, teu Deus…’ – Ex 20:2; Dt 5:6. 2. Proclamar Sua unidade – O ‘Eterno é nosso Deus, O Eterno é um’. – Dt 6:4. 3. Amá-Lo – ‘Amarás o Eterno teu Deus…’ – Dt 6:5. 4. Temê-Lo – ‘Ao Eterno teu Deus, temerás…’ – Dt 6:13. 5. Orar – ‘Servireis ao Eterno, vosso Deus…’ – o servir é a oração [dirigida a Ele], conforme aprendemos através da ‘shemu’a’. – Ex 23:25. 6. Ligar-se; Aproximar-se a Ele – ‘Dele te aproximarás…’ – Dt 10:20. 7. Jurar em Seu Nome – ‘Em seu nome, jurarás…’ – Dt 10:20.   Para continuar a ler o artigo CLIQUE AQUI   Fonte: http://www.judaismodaunidade.com.br/613-mitzvotAcesso em 17 dez. 2014.
Dom, 28 de Dezembro de 2014 08:30

2º Encontro dos Amigos do Portal EBD - Inscrições abertas

Escrito por apeb
          Download da Ficha de Inscrição - CLIQUE AQUI
Introdução ao 1º trimestre de 2015 - Os dez mandamentos: valores divinos para uma sociedade em constante mudança.                                                                                        
Sex, 12 de Dezembro de 2014 17:28

1º Trimestre de 2015 - Os Dez mandamentos: Análise e Abordagem

Escrito por apeb
Análise do Trimestre, destacando as expectativas e abordagem, gravada diretamente da sede das Assembleias de Deus - Ministério do Belém - com os professores Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco, Pr. José Serafim de Oliveira, Pr. Fernando Tavares e Pr. Marcos Alexandre Ferreira, com a apresentação do Profº Humberto Bezerra - Presidente da APEB.
Vídeo do programa Vejam Só da Rede Internacional de Televisão (RIT), levado ao ar no dia 18 de novembro de 2014, com a participação do Pr. José Serafim de Oliveira, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério do Belém - sede - São Paulo/SP e colaborador do Portal Escola Dominical.    
Aula do Pré-discipulado - Temas Teológicos - Ano II ministrada na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Vida em Cristo em Jacareí/SP no dia 10 de setembro de 2013.                                                                            
INTEGRIDADE EM TEMPOS DE CRISE - SUBSÍDIO PARA LIÇÃO BÍBLICA   Pr. Altair Germano*   Em termos práticos as lições que podem ser extraídas dos eventos narrados no capítulo 6 do livro do profeta Daniel podem se dividir em alguns temas perfeitamente aplicáveis à vida do crente dentro e fora do ambiente da igreja.   A Excelência nas Realizações (Dn 6.1-3)   E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino a cento e vinte presidentes, que estivessem sobre todo o reino; e sobre eles três príncipes, dos quais Daniel era um, aos quais esses presidentes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Então, o mesmo Daniel se distinguiu desses príncipes e presidentes, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino.   A integridade do caráter de Daniel nas tarefas lhe confiadas já era notória entre as principais lideranças do reino. O convite recebido por Dario não foi por acaso. Há crentes que desejam oportunidades de realizações, mas não demonstram competência naquilo que fazem. Convites para grandes empreendimentos são feitos apenas àqueles que alcançam um alto nível de confiança para sua execução. Para continuar a ler o artigo CLIQUE AQUI   *Vice-Presidente das Assembleias de Deus em Abreu e Lima/PE.   Fonte: http://www.altairgermano.net/2014/11/integridade-em-tempos-de-crise-subsidio.html Acesso em 11 nov. 2014.
              Primeiro Trimestre de 2015 - Faixa Etária de Adultos (OBS: A partir de 2015, a faixa etária de Jovens e Adultos será extinta, havendo uma faixa etária de jovens e outra faixa etária de adultos)         A Lei de Deus – Valores imutáveis para uma sociedade em constante mudança    Comentarista: Pastor Esequias Soares     Lição 1 – Deus dá a sua Lei ao Povo de Israel Lição 2 – O Padrão da Lei Moral Lição 3 – Não Terás outros deuses Lição 4 – Não farás imagens de Esculturas Lição 5 – Não Tomarás o Nome do Senhor Deus em Vão Lição 6 – Santificarás o Sábado Lição 7 – Honrarás Pai e Mãe Lição 8 – Não Matarás Lição 9 – Não adulterarás Lição 10 – Não furtarás Lição 11 – Não darás Falso Testemunho Lição 12 – Não cobiçarás Lição 13 – A Igreja e a Lei de Deus   Fonte secundária: http://euvoupraebd.blogspot.com.br/2014/10/licoes-biblicas-da-cpad-adultos-1.html#.VFPLKPnF_9U   Fonte primária: http://ailtonsilva2000.blogspot.com.br/2014/10/1-trimestre-2015.html Acesso em 01 nov. 2014.
Sáb, 01 de Novembro de 2014 14:05

Babilônia: passado, presente e futuro

Escrito por apeb
                                                                                                 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>
Página 1 de 31