Get Adobe Flash player

Dicas da Semana

Dicas da Semana

Dicas da Semana (214)

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMÁRIOS – CPAD

2º Trimestre 2015

Tema: Conhecendo a história do filho que escolheu fazer o que é certo

Comentarista: Tatiana Costa

 

 

LIÇÃO 7 - CONHECENDO O REI DO EGITO

 

Introdução

Lá estava José, preso. Ainda assim, sua vida ainda estava sob a direção de Deus e ele não culpava o Senhor por nada do que tinha acontecido. Porém Deus consegue surpreender-nos de maneiras extremamente imprevisíveis: não pense que Deus não irá te surpreender, pois qualquer coisa que Ele fizer de acordo com o que achar por bem fazer te surpreenderá.

O relacionamento de José com Deus era contínuo e por isso este estava sempre pronto. Na primeira oportunidade, José já estava pronto. Não devemos orar e esperar Deus agir enquanto nós não nos preparamos. Quando a oportunidade surgir, você terá o que dizer? Onde ir? Uma direção? Devemos todos os dias procurar estar mais perto de Deus.

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMÁRIOS – CPAD

2º Trimestre 2015

Tema: Conhecendo a história do filho que escolheu fazer o que é certo

Comentarista: Tatiana Costa

 

 

LIÇÃO 6 – INTERPRETANDO SONHOS NA PRISÃO

 

José estava preso. A situação estava muito ruim, e após a traição de seus irmãos, José estava em pedaços. Mas parecia que Deus tinha tido compaixão e agora ele estava sobre a casa de Potifar. Mas por fazer o que era certo, mantendo sua integridade, José foi lançado na prisão. Sobre isso, o apóstolo Pedro fala em sua primeira carta:

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMÁRIOS – CPAD

2º Trimestre 2015

Tema: Conhecendo a história do filho que escolheu fazer o que é certo

Comentarista: Tatiana Costa

 

 

LIÇÃO 5 – A PRISÃO

 

José foi traído. Pior, traído por seus próprios irmãos. Por aqueles que ele esperava apoio e proteção, ele recebeu dor e ódio. Agora, depois de vendido, estava servindo na casa de um Egípcio. José sentiu medo, dúvida, raiva. Porém em momento algum pensou que Deus o havia desamparado. Todos nós temos esta mania. Se algo não está dando certo, vamos sempre tentar culpar ao Senhor ao invés de orar e confiar nEle. Quem disse que é fácil? Porém é necessário. Devemos lembrar-se de que Deus trabalha de modo estranho para nós, e que jamais nossa vontade se sobreporá À dEle quando nos submetemos ao Seu desígnio.

 

Mesmo naquela situação, vemos José ainda honrando ao Senhor ao invés de abandoná-Lo.  José continua agindo de acordo com a vontade de Deus. Servindo a Potifar, José se esforçava para realizar suas tarefas dando seu máximo. Assim ele alcançou o favor de Deus e dos homens.

 

Devemos trabalhar ardentemente e com lealdade nas tarefas confiadas a nós. Assim seremos honrados diante dos homens e de Deus.

 

 

Objetivo

Que seus alunos entendam que devemos ser fiéis a Deus em todas as situações e em todos os lugares, por que o Senhor tem poder de reverter a situação, de nos resgatar e nunca nos abandona.

 

 

Memória em Ação

O Senhor estava com ele, e o abençoava em tudo que fazia (Gn 39.23b)”

 

 

Explorando a Bíblia

“José havia sido levado para o Egito, onde o egípcio Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá.

O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio.

Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava,

agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía.

Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo.

 

Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida. José era atraente e de boa aparência,

e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: "Venha, deite-se comigo! "

Mas ele se recusou e lhe disse: "Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados.

Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus? "

Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.

Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava.

Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: "Vamos, deite-se comigo! " Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela.

Quando ela viu que, ao fugir, ele tinha deixado o manto em sua mão,

chamou os empregados e lhes disse: "Vejam, este hebreu nos foi trazido para nos insultar! Ele entrou aqui e tentou abusar de mim, mas eu gritei.

Quando me ouviu gritar por socorro, largou seu manto ao meu lado e fugiu da casa".

 

Ela conservou o manto consigo até que o senhor de José chegasse em casa.

Então repetiu-lhe a história: "Aquele escravo hebreu que você nos trouxe aproximou-se de mim para me insultar.

Mas, quando gritei por socorro, ele largou seu manto ao meu lado e fugiu".

 

Quando o seu senhor ouviu o que a sua mulher lhe disse: "Foi assim que o seu escravo me tratou", ficou indignado.

Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei. José ficou na prisão,

mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro.

Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia.

O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava.”

 

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Matheus Araújo da Silva

 

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMÁRIOS – CPAD

2º Trimestre 2015

Tema: Conhecendo a história do filho que escolheu fazer o que é certo

Comentarista: Tatiana Costa

 

 

LIÇÃO 4 – UM DIA TRISTE

 

 

Passamos por muitas tristezas e decepções em toda a vida e creio que isto jamais nos deixará enquanto estivermos presos aqui.

Frequentemente as decepções vêm de quem não esperamos e quase sempre são de quem admiramos e gostamos. Palavras, gestos e decisões nos decepcionam. Mas lembramos do que Jesus passou. As pessoas que ele amava, o Seu povo, o castigaram e o mataram. Jesus Cristo ama Israel, sempre amou, mas estes – seus amados – fizeram aquilo com ele. Porém nos vem à mente o Seu exemplo, e as palavras de Pedro sobre isso: “quando O injuriavam, não injuriava”. Assista ao clipe e leia a tradução da música Carry My Cross, da banda Third Day. Particularmente me leva próximo a Cristo sempre que a ouço. Toda a tristeza que eu senti reflete-se na angústia que Ele sentiu e me ocorre que se Deus, o Criador de tudo e de todos suportou tudo aquilo sem precisar, por que eu, que erro todo dia deveria me sentir digno de ser privado de dor?

 

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMÁRIOS – CPAD

2º Trimestre 2015

Tema: Conhecendo a história do filho que escolheu fazer o que é certo

Comentarista: Tatiana Costa

 

 

LIÇÃO 3 – O FILHO SONHADOR

 

 

José era, evidentemente, escolhido pelo Senhor. Isso despertava a ira de seus irmãos. Os sonhos de José foram o estopim para que os seus irmãos tentassem se livrar dele. Notemos que para a cultura da época era uma vergonha o caçula governar sobre o primogênito. E neste caso, o caçula governaria sobre todos os outros irmãos e sobre seus pais também! Isto lhes parecia uma afronta imensa.

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMÁRIOS – CPAD

2º Trimestre 2015

Tema: Conhecendo a história do filho que escolheu fazer o que é certo

Comentarista: Tatiana Costa

 

 

LIÇÃO 2 - UM PRESENTE, UMA CONFUSÃO

 

Olá professor, professora.

É mais uma aula, que deve ser única!

 

Por diversas vezes vimos e ainda veremos favoritismo em todo lugar: no emprego, na escola, na igreja, na família. Devemos aprender, ao invés de alimentar ódio que conceberá pecado mais tarde. Se você pratica o favoritismo, cuidado! Seus outros filhos ou alunos acabarão alimentando ódio contra este seu especial. Sempre teremos mais afeto por um ou outro, mas devemos aprender a amenizar isto para evitar problemas maiores.

 

 

Objetivo

Que seu aluno compreenda que Deus ama a todos igual e que não podemos ser invejosos e nem se deixar levar pela maldade.

 

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMÁRIOS – CPAD

2º Trimestre 2015

Tema: Conhecendo a história do filho que escolheu fazer o que é certo

Comentarista: Tatiana Costa

 

 

Introdução ao Trimestre

Olá novamente, professor e professora. Está começando mais um trimestre. Um novo trimestre em branco para trabalharmos e aperfeiçoarmos nossas crianças. Novas oportunidades, ideias, chances e coisas novas.

 

Nestes três meses aprenderemos e ensinaremos sobre José, um homem conhecido por nós – ou não. Nos aprofundaremos na história deste rapaz e mais: vamos viajar e entrar nesta história, vivendo e sentindo o que ele sentiu.

Focaremos numa frase com três aspectos sobre o agir de Deus sobre nossas vidas: Deus age de maneira estranha, de maneira imprevisível e de maneira perfeita. Isso de manterá por todo o trimestre.

 

José foi atingido por diversos contratempos e dificuldades, e ainda assim ele não desistiu e Deus completou na vida dele o Plano Divino. Por meio de José, todo um país – milhares de pessoas – puderam se salvar da perdição e da morte causada pela fome.

 

Tenha um bom trimestre, e mãos a obra!

 

 

LIÇÃO 1 – JACÓ E SUA GRANDE FAMÍLIA

Jacó – ou Israel – teve doze filhos (que futuramente seriam as doze tribos de Israel). Ele era uma pessoa bem determinada e objetiva, e mesmo em todas as vezes que ele parecia estar atrapalhando todo o plano de Deus, o Senhor não desistiu dele.

 

 

Objetivo

Que seus alunos compreendam que Deus é fiel mesmo que nós nós não somos fiéis a Ele.

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMÁRIOS – CPAD

1º Trimestre 2015

Tema: Conhecendo o Livro do Começo

Comentarista: Gisele Guimarães

 

 

LIÇÃO 13 – À PROCURA DE UMA NOIVA

 

A paz do Senhor, professor!

Esta é a última lição do trimestre! Conseguimos, de novo, encerrar mais este revista. Parabéns pela sua força, perseverança e dedicação! Você merece os parabéns!

Nesta reta final de trimestre, não pense que seu trabalho acabou, pois é só o começo! Mesmo assim, sinta-se com dever cumprido.

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMÁRIOS – CPAD

1º Trimestre 2015

Tema: Conhecendo o Livro do Começo

Comentarista: Gisele Guimarães

 

LIÇÃO 12 – DEUS CUMPRE A PROMESSA

A Paz do Senhor Jesus seja com você, professor!

 

Interessante é a forma que aprendemos com a história de outros seres humanos e seu relacionamento com Deus. É o caso de Abraão. Deus havia prometido um filho havia muito tempo! Ele havia tentado (Ismael), mas sua tentativa humana, o plano B, não havia dado certo. Este casal estava próximo aos cem anos, e concordemos que não é possível uma mulher, tampouco um homem terem uma criança. Mas é aí que nos lembramos das palavras de Jesus: “para Deus, nada é impossível”. Sara engravidou! Justamente para contrariar e explodir todas as expectativas humanas, Deus agiu! Jamais pense que já viu o melhor de Deus: a cada dia Ele te surpreenderá de uma maneira diferente. Apenas confie. Entregue seus caminhos ao Senhor, e não faça planos B. Louve o Nome Santo do Senhor a todo momento! Mesmo na maior das dificuldades e no cansaço diário, cante um hino, não deixe de orar ou de ler ao menos um Salmo. Deixo um versículo, dos que eu mais amo.

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMÁRIOS – CPAD

1º Trimestre 2015

Tema: Conhecendo o Livro do Começo

Comentarista: Gisele Guimarães

   

LIÇÃO 11 – A PRIMEIRA VISITA DOS ANJOS   

 

Que a paz do Senhor Jesus seja com você, professor/professora!

 

Nesta lição trataremos a visita dos anjos a Abraão. É possível que um desses anjos fosse Deus em forma de homem – Jesus Cristo, como o conhecemos – e outros dois anjos comuns. Não podemos afirmar este fato, mas é uma possibilidade aceita por muitos.

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>
Página 1 de 16