Lição 4 - Raabe, a heroína que salvou a sua família

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

Primários: Conhecendo alguns heróis e heroínas da Bíblia

COMENTARISTA: PAULA RENATA SANTOS

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 4 – RAABE, A HEROÍNA QUE SALVOU A SUA FAMÍLIA

Texto Bíblico: Js 2; 6.16-25

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que devemos ensinar a nossa família acerca da fé em Cristo e a salvação.

Memorizando

“Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor". (Js 24.15 – NVI)

Explorando a Bíblia

Quando os espiões chegaram a Jericó, foram à casa de Raabe. Mas alguém informou o rei de Jericó: ‘Dois israelitas entraram aqui hoje à noite para espionar o país.’ Ouvindo isso, o rei mandou homens a Raabe, ordenando: ‘Traga para fora os homens que você tem na casa!’ Mas Raabe havia escondido os espiões no telhado. De modo que ela disse: ‘Alguns homens vieram para cá, mas eu não sabia donde eram. Partiram quando escureceu, antes de se fechar o portão da cidade. Se correrem, poderão alcançá-los!’ De modo que os homens foram correr atrás deles.

Depois de irem embora, Raabe subiu ao telhado. ‘Sei que Deus lhes entregará esta terra’, disse aos espiões. ‘Soubemos que ele secou o mar Vermelho quando vocês saíram do Egito, e que mataram os reis Síon e Ogue. Eu fui bondosa com vocês; por isso, prometam-me que serão bondosos comigo. Salvem meu pai e minha mãe, e meus irmãos e irmãs.’

Os espiões prometeram-lhe isso, mas Raabe tinha de fazer algo. ‘Tome esta corda vermelha e prenda-a à janela’, disseram-lhe, ‘e ajunte todos os seus parentes na sua casa. Quando todos voltarmos para tomar Jericó, veremos esta corda na sua janela e não mataremos a ninguém na sua casa’. Quando os espiões voltaram a Josué, contaram-lhe tudo.

Raabe fez exatamente o que os espiões disseram. Você sabe o que aconteceu depois? — A corda vermelha pendurada na janela da casa de Raabe na muralha de Jericó

Alguns dias depois, os israelitas marcharam em volta da cidade em silêncio. Por seis dias, eles fizeram isso uma vez por dia. Mas, no sétimo dia, eles marcharam sete vezes em volta da cidade. Depois, todos eles gritaram bem alto. Então, Deus fez com que os grandes muros da cidade caíssem. Mas a casa com a corda vermelha na janela não caiu! Raabe e sua família não morreram!

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que Raabe acreditou em Deus por causa de todas as coisas maravilhosas que ela ouviu sobre Ele. Você está aprendendo muitas coisas maravilhosas sobre Deus, confie Nele e conte sobre Ele a sua família como Raabe.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

Ou, se preferir, copie o link e cole no navegador

http://1.bp.blogspot.com/-FP5Y0E4Hbeo/U0nhIbNjplI/AAAAAAAABA8/AS0piUMPehk/s1600/ATIVIDADE+1+JUNIORES+LI%C3%87%C3%83O+2+RAABE.png

Fontes Consultadas:

• Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003

• Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP

• Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.

• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

• Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003

• 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.