Primário

Lição 12 - Jesus ajuda um homem a escutar

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Primários: Conhecendo os milagres de Jesus

COMENTARISTA: GLÁUCIA LEAL

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 12 – JESUS AJUDA UM HOMEM A ESCUTAR

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que Deus tem poder sobre todas as coisas, nada é impossível para Ele.

Memorizando

“O povo ficava simplesmente maravilhado e dizia: "Ele faz tudo muito bem. Faz até o surdo ouvir e o mudo falar". (Mc 7.37 – ARC).

Texto bíblico em estudo: Mc 7.31-37.

Explorando a Bíblia

Em uma cidade chamada Decápolis, vivia um homem que não ouvia, nem falava nada. Desde criança ele era assim. Ele nunca escutara a voz da mamãe dele. Quando ela cantava para ele dormir ele não escutava nada. Quando o papai chegava a casa depois do trabalho ele nem percebia o barulho da porta. Quando ele passeava e via os passarinhos não escutava seus lindos cânticos. Mostrar uma figura de pássaro e assobiar imitando-o. Melhor ainda se tiver um pássaro de brinquedo que faça algum som. Deixar que as crianças escutem bem o som. Algum cão feroz poderia atacá-lo facilmente porque ele não escutava seu latido e não tinha fugido a tempo. Assim, naquele silêncio, ele ficava imaginando o que seria ouvir. Às vezes ele tentava falar. Abria a boca como as outras pessoas faziam e tentava falar alguma palavra. Mas só saiam alguns sons estranhos que ninguém entendia.

A vida dele era muito triste. E muitas pessoas, que o conheciam e se tornaram seus amigos, sentiam pena dele. Um dia, os amigos daquele rapaz, ouviram falar que Jesus estava chegando à cidade. Por toda parte se dizia que Jesus era poderoso e curava todas as doenças. Logo eles se lembraram do seu amigo surdo e mudo. E pensaram em como ele ficaria feliz se pudesse ouvir e falar. Então, assim que souberam onde Jesus estava, pegaram seu amigo pelo braço, e o levaram até Jesus.

Os amigos do rapaz foram abrindo caminho por entre a multidão até que conseguiram encontrar... Sabem quem? Isso mesmo! Jesus!

Assim que Jesus viu aquele homem, entendeu o que seus amigos queriam. Pegou o homem pela mão, e afastou-se da multidão. Pegar uma criança pela mão e afastar-se um pouco. Jesus não queria fazer o milagre na frente dos outros. Naquele momento, ele queria estar só com o homem.

Assim que afastaram-se, Jesus pôs os dedos nos ouvidos e tocou a língua daquele homem que era mudo. Colocar os dedos nas orelhas da criança, depois, tocar levemente seus lábios. Então, olhando para os céus, Jesus falou aos ouvidos e à boca do homem: “Abram-se!”

O que vocês acham que aconteceu? Imediatamente seus ouvidos obedeceram e o homem pôde ouvir a doce voz de Jesus. Imaginem a sua alegria em ouvir, pela primeira vez, a voz de outro ser humano. Ele não imaginava como era uma voz, porque nem a sua funcionava. Antes que ele pudesse entender bem o que estava acontecendo, a sua boca também obedeceu, e ele pôde falar! Pedir à criança que fale o verso para memorizar.

Vocês já viram um bebê aprender a falar? Ele começa aprendendo algumas palavras, e aos poucos ele vai formando frases, não é assim? Pois é, mas este homem, que nunca tinha ouvido palavra alguma e não sabia os significados de nenhuma delas, aprendeu a falar na hora, pelo milagre de Jesus. Ele não apenas falava, como entendia tudo!

Jesus pediu que ele não contasse a ninguém esse milagre, mas ele e seus amigos estavam tão felizes, que rapidamente saíram contando a todos a novidade. Logo as pessoas daquela cidade estavam comentando as maravilhas que Jesus havia feito. Elas diziam:

- Jesus tem feito coisas boas. Ele faz até o surdo ouvir e o mudo falar!

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que Quando o rapaz de nossa história foi curado, passou a falar de Jesus para todos os que encontrava. Jesus fez um grande milagre para vocês também. Ele limpou os seus corações do pecado. Durante esta semana mostrem este Boneco que Fala para contar a história de hoje para alguém. Não esqueçam de dizer que: o poder de Jesus nos cura da deficiência do pecado.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

Ou, se preferir, copie o link e cole no navegador

http://2.bp.blogspot.com/-JTXU8oB08ho/T8aJ4GUdnsI/AAAAAAAAIeM/brB0rC14Ha4/s1600/Jesus+cura+um+surdo+e+mudo+1.gif

Fontes consultadas:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

Bíblia NTLH – SBB

Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.