Lição 3 - Conhecendo os meus limites I

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ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

Pré-Adolescentes: Família e relacionamentos

COMENTARISTA: RENATO PAÚRA

COMENTARISTA: PROFª. SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 3 – CONHECENDO OS MEUS LIMITES

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição: Conhecendo meus limites.

- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Contrato de Convivência”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Contrato de Convivência

Objetivos:

Proporcionar reflexão sobre a importância da disciplina e dos limites.

Aplicar punições para os infratores das regras.

Material:

01 folha de papel madeira ou cartolina

01 pincel atômico

01 rolo de fita adesiva

01 cartão amarelo

01 cartão vermelho

Procedimento:

- Comecem falando sobre a importância das normas e regras para que se tenha uma convivência em grupo de forma respeitosa e harmônica.

- Junto com a turma, comecem a elaborar pelos menos 03 regras que possam ser cumpridas durante a aula da EBD, como por exemplo:

1 – Não usar o celular.

2 – Não conversar.

3 – Falar um de cada vez, ao participar de uma discussão de um tema.

4 – Não se distrair com outras coisas durante a aula.

Escrever as regras numa folha de papel madeira ou cartolina.

- Falem: Estas normas são exemplos de disciplina como instrução para que haja melhor compreensão do estudo e atenção durante a aula.

- Em seguida, o grupo deve propor quais devem ser as correções(as punições) para os “Infratores”, por exemplo:

1 – Advertência oral: pedindo que ele não continue fazendo aquele ato, mostrando o cartão amarelo.

2 – Mostrar cartão vermelho pela repetição de infração.

3 – Mudar o aluno de lugar, mostrando cartão vermelho.

Escrever as punições na folha de papel madeira ou cartolina.

- Para conclusão, leiam Hb 12.11 “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados”.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2018/10/pre-adolescentes-curriculo-do-ano-2_15.html Acesso em 15 out. 2018