Juvenis

Lição 6 - A promessa de um redentor II

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

 

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Juvenis: Queda e redenção

COMENTARISTA: REYNALDO ODILO

COMENTÁRIO: PROF.ª PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 6 – A PROMESSA DE UM REDENTOR

“A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” (At 10.43).

Esboço da Lição

1. UM POUCO DE HISTÓRIA

2. CARÊNCIA DE UM REDENTOR

3. DESCENDÊNCIA DA MULHER

Objetivos

Explicar o conceito de Redentor.

Conhecer a promessa de um Redentor na história.

Querido (a) professor (a), no próximo domingo nossa aula será centrada na promessa de Deus que mudou a história da humanidade – “A promessa de um Redentor”.

Desde o Pecado Original, Deus prometeu enviar a única solução possível, o nosso Redentor Jesus Cristo – anos depois eis que, de fato o Filho se esvaziou de sua glória, se fez homem, semente de uma mulher e apesar das investidas contrárias de Satanás em seu calcanhar, Ele pisou na cabeça da Serpente (Gn 3.15), consumando o glorioso plano da salvação.

Reflitamos no amor de Deus por nós, ao prover-nos com seu bem mais precioso tão grande salvação! Que esta aula seja mais uma rica oportunidade para relembrarmos e agradecermos ao Pai por ela. Afinal, o Senhor nos redimiu, mas ainda somos falhos; por vezes tropeçamos ao longo da caminhada. A luta entre a carne e o espírito continua e vence a batalha o que por nós for mais alimentado. Por isso, precisamos estar sempre vigilantes, nos fortalecendo na Palavra e trazendo à memória as razões da nossa fé.

Cremos que todos os homens e mulheres foram atingidos pelo pecado a tal ponto que, embora tenham sido feitos à imagem de Deus, não podem, por si mesmos, chegar a Deus. Não há nada que o homem natural possua ou pratique que lhe faça merecida a graça de Deus. A Bíblia ensina: “Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus” (Rm 3.11). A Bíblia qualifica essa condição espiritual como “mortos em pecado” (Cl 2.13) e “mortos em ofensas” (Ef 2.5). A ideia de morte, aqui, é de separação, e não de aniquilamento. Deus derrama sua graça, sem a qual o homem não pode entender as coisas espirituais, ou seja, foi Deus quem tomou a iniciativa na salvação, “do SENHOR vem a salvação” (Jn 2.9), agindo em favor das pessoas.

Graça é um favor imerecido. É por meio da graça que Deus capacita o ser humano para que ele responda com fé ao chamado do Evangelho: “Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça” (Rm 11.6). Todavia, os seres humanos, influenciados pela graça que habilita a livre escolha, são livres para escolher: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo” (Jo 7.17). Deus proveu a salvação para todas as pessoas, mas essa salvação aplica-se somente àquelas que creem: “isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem” (Rm 3.22). Nesse sentido, não há conflito entre a soberania de Deus e a liberdade humana. (Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.113)

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/1060-li%C3%A7%C3%A3o-6-a-promessa-de-um-redentor.html Acesso em 02 ago. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.