Juvenis

Lição 8 - Batismo no Espírito Santo e dons? III

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021

Juvenis: Respostas às dúvidas sobre a fé cristã

COMENTARISTA: RAFAEL LUZ

COMENTÁRIO: PROFª PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 8 – BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS?

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

2. O QUE SÃO OS DONS ESPIRITUAIS

3. O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

4. ESPIRITUALIDADE FERVOROSA

OBJETIVOS

Reconhecer o ensino bíblico do batismo no Espírito Santo;

Identificar os dons espirituais;

Compreender a diferença entre os dons e o fruto do Espírito.

Querido (a) professor (a), em continuação ao assunto da aula anterior, vamos nos aprofundar na pneumatologia, estudo do Espírito Santo. Vamos ensinar os juvenis sobre o batismo no Espírito Santo, bem como os dons e fruto que Ele nos dá. Em uma sociedade com a espiritualidade cada vez mais caracterizada pelo ceticismo, frieza e pseudo racionalização, este torna-se um tema ainda mais importante para esta nova geração de crentes pentecostais.

O termo “fruto” no Novo Testamento é a tradução do original “karpos”, que tanto pode significar “o fruto”, quanto “dar fruto”, “frutificar” ou ser “frutífero” (Mt 12.33; 13.23; At 14.17). Na Bíblia, também é empregado em sentido figurado para indicar o resultado de algo, por exemplo: o produto do ventre e dos animais (Dt 28.11); o caráter do justo (Sl 1.30; Pv 11.30); a índole do ímpio e as atitudes dos homens (Pv 1.29-32; Jr 32.19); a mentira (Os 10.13); a santificação (Rm 6.22); a justiça (Fp 1.11), o arrependimento (Lc 3.8) etc. Para que o fruto seja gerado, é necessário que haja uma relação de interdependência entre o tronco e seus ramos (ARRINGTON; STRONSTAD, 2003, p. 15)

O fruto do Espírito é especificado nas Escrituras como sendo um só, isto diz, este fruto pode ser comparado a uma laranja, que é um fruto com vários gomos. Na epístola aos gálatas o apóstolo Paulo apresenta as evidentes marcas daqueles que experimentam o novo nascimento. Aqueles que se deixam dominar pelo Espírito Santo dão “fruto”. Um conjunto de virtudes (nove ao total) que autenticam a vida daquele que é regenerado: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”. (Gl 5.22-23)

[...] Os dons espirituais e o fruto do Espírito devem caminhar juntos para que a Igreja seja plenamente edificada e o nome do Senhor, glorificado (Ef 2.10). Uma árvore é identificada e conhecida mediante os seus frutos (Lc 6.44). Portanto, só viremos a aferir a espiritualidade de um crente através de suas obras realizadas mediante o fruto do Espírito e não apenas por seus dons espirituais (1Tm 5.25). Os dons estão relacionados ao que fazemos para Deus, enquanto que o fruto está relacionado ao que Deus, através do Espírito Santo, realiza em nós, moldando-nos o caráter de acordo com a entrega do nosso inteiro ser a Ele, e de conformidade com as demandas de sua Palavra (Mt 5.16).

[...] Se entregarmos todo o controle de nossa vida ao Espírito Santo, Ele, infalivelmente, vai produzir o seu fruto em nós através de uma ação contínua e abundante. Como cristão, tudo que concerne ao caráter santificado, ou seja, a nossa semelhança com Cristo, é obra do Santo Espírito “até que Cristo seja formado em vós” (Gl 4.19). (Texto extraído da revista Lições Bíblicas Adultos, CPAD, p. abr. 2017)

Com base em 1 Coríntios 12, converse com sua turma sobre os dons espirituais, quais cada um se sente mais compelido a buscar da parte de Deus e por quê. Convide alguém ou você mesmo compartilhe com eles sobre como foi a experiência de ser batizado com o Espírito Santo, permitindo que, os que desejarem, também façam o mesmo. Motive a classe a buscar o batismo, individualmente, na intimidade de seus quartos, bem como juntos, coletivamente na igreja. Para finalizar esta aula, orem em unidade e com fervor clamando pelo batismo, dons espirituais e fruto do Espírito Santo. Cremos que muitos testemunhos maravilhosos surgirão; peça-os para compartilharem com os demais nas próximas aulas.

O Senhor lhe abençoe e capacite!

Boa aula!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/791-li%C3%A7%C3%A3o-8-batismo-no-esp%C3%ADrito-santo-e-dons.html Acesso em 15 fev. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.