Juniores

Lição 4 - Fugindo para o Egito

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Juniores: A vida de Jesus

COMENTARISTA: DANIELE VITAL

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 4 – FUGINDO AO EGITO

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu alunos (as) a confiar no cuidar e proteção de Deus, pois Ele sempre cuida dos seus, e aos que estão sob sua proteção nenhum mal pode se chegar.

Memorizando

“Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome”. (Sl 91.14 – NVI).

Para os que temem (respeitam e obedecem) a Deus, o medo não tem lugar. Sabemos que à Sombra (protegidos) Dele, nada pode nos prejudicar.

Texto Bíblico: Mateus cap. 2

Aprendendo a Bíblia

“Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo... (Mt 2.16 – NTLH).

No primeiro século a Palestina foi varrida por desavenças dinásticas, conflitos destruidores e, ocasionalmente, guerras. No segundo século a.C., um reino judaico mais ou menos unificado foi estabelecido transitoriamente, segundo os dois livros apócrifos dos Macabeus.

Por volta de 63 a.C., contudo, a terra estava novamente em turbulência, madura para a conquista. Mais de um quarto de século antes do nascimento de Jesus a Palestina caiu sob o exército de Pompeu, e a lei romana foi imposta. Mas Roma, na época, muito extensa e muito preocupada com seus próprios problemas, não estava em condições de ali instalar o aparelho administrativo necessário para um governo direto.

Assim, ele criou uma linha de reis marionetes - a dos herodianos - para governar sob seu controle. Não eram judeus, mas árabes. Heródes Antipater (63 a 37 a.C.); Heródes, o grande (37 a 4 a.C.); Heródes Antipas. O povo do país podia manter sua própria religião e costumes. Mas a autoridade final era Roma e reforçada pelo exército romano. No ano 6 d.C. , o país foi dividido em duas províncias, Judéia e Galiléia. Heródes Antipas tornou-se o rei da Galileia.

O regime era brutal e autocrático a ponto de Herodes cometer esse monstruoso ato... assassinar todas as crianças abaixo de dois anos de Belém.

História Bíblica

Com o nascimento de Jesus, uma nova estrela apareceu nos céus. Seu brilho anunciava que algo muito especial aconteceu. Alguns dizem que talvez eles fossem astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, o Cristo.

Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judéia. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. O rei Herodes disse aos reis Magos que quando eles encontrassem o menino Jesus viessem até ele e o informassem do lugar exato em que estava o menino.

Herodes disse isso a eles como se estivesse também interessado em adorar o menino. Mas era mentira dele, pois seu objetivo era matar o menino e não adorá-lo.

Os reis Magos foram avisados pelo anjo do Senhor, que disse a eles que tomassem outro caminho. Assim eles não precisavam passar pelo reinado de Herodes.

Os reis fizeram isso, então Herodes ficou sem saber onde estava realmente o menino.

Depois que os magos partiram para suas terras sem se informarem o rei Herodes sobre o paradeiro do menino Jesus, o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos e lhe disse:

— Levanta-te, toma o menino e a mãe dele e fuja para o Egito. E fique lá até que eu avise, porque Herodes procurará o menino para matá-lo.

Nessa mesma noite José, Maria e o menino partiram para o Egito.

E por lá ficaram até que Herodes morresse, a fim de que se cumprisse o que havia dito muitos anos antes o profeta Jeremias:

— Do Egito chamei o meu Filho.

Como os reis magos voltaram para suas terras sem passar por Herodes, o rei, muito zangado, tomou uma iniciativa imediata e fez cumprir. Isto é, ele mandou matar todos os meninos de Belém de Judá e seus arredores, de dois anos para baixo. Porque era esse o tempo que calculara pela informação dos magos.

Então mais uma vez se cumpriu o que havia dito o profeta Jeremias:

— Ouviu-se uma voz em Ramá, choro de grande lamentação. Raquel a chorar por seus filhos. E a recusar ser consolada, porque eles já não existiam

Aplicação da lição

Enfatize aos alunos (as) que ainda que houvesse dificuldades, Maria e José conseguiram cuidar do Filho de Deus que foi confiado aos seus cuidados. Quando Deus nos designa para um trabalho, não devemos ter medo, Ele cuidará para conseguirmos fazer.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.