Juniores

Lição 8 - O Deus amigo

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021

Juniores: Conhecendo mais sobre Deus

COMENTARISTA:SUSANA CIRQUEIRA

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 8 – O DEUS AMIGO

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a conscientizar-se que Deus é o nosso melhor e grande amigo.

Memorizando

“O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança”.(Sl. 25.14 – NVI).

Texto Bíblico: Gn. cap. 12 ao 22.

Subsidio Teológico

A comunhão de Abraão com Deus é resultado de uma vida de oração. Em Gn 18.22-23, Abraão ora intercedendo a Deus por Sodoma e Gomorra, em Gn. 27.7 Abraão é chamado de profeta que orará pela cura de um rei. Sua perseverança na oração encoraja os cristãos a trazer petições diante do trono da graça.

A vida de oração de Abraão lhe rendeu o nome de Amigo de Deus, tanto a palavra hebraico traduzida por "amigo" quando a grega incluem a ideia de "que aquele que ama a Deus". Abraão amava a Deus mais do que tudo que há no mundo.

Abraão, amigo de Deus

Pode parecer complicado este exercício de amizade entre o Criador e a sua criatura. O salmista Davi afirmou: “A intimidade do Senhor é para os que o temem” (Sl 25.14). Mas que tipo de intimidade é esta? Que liberdade Deus nos dá para nos aproximarmos a Ele, como nos aproximamos de uma pessoa de nossa família?

A Bíblia diz que Deus chamou apenas dois homens de amigos. O primeiro foi Abraão. Em 2 Crônicas 20.7 nós lemos: “Não és tu o nosso Deus, que expulsaste os habitantes desta terra perante Israel, o teu povo, e a deste para sempre aos descendentes do teu amigo Abraão?” O outro que foi chamado de amigo de Deus, foi Moisés. Em Êxodo 33.11 está registrado o seguinte: “O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo”.

Observe que esta intimidade é demonstrada por Deus e, não por Abraão ou Moisés. Deus é quem tem o direito de nos chamar de servos, de companheiros, de amigos. Foi em razão da intimidade criada entre Jesus e seus discípulos que ele os chamou de amigos. Portanto, a nós cabe tratar a Deus como Senhor, o Soberano, o Criador. Quem abre a porta da intimidade não somos nós, é Deus.

A falta de compreensão sobre esta relação tem quebrado a nossa comunhão com o Pai. Jesus mostrou isto quando censurou aqueles que o honravam apenas com as palavras e não com o coração. A falta de reverência que observamos hoje nas igrejas, nos cultos, se assemelha aos sacrifícios descritos por Isaías: “Quando vocês vêm à minha presença, quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios? ....Não consigo suportar suas assembléias cheias de iniqüidade...Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem”. (Is 1.13-17).

Por que o povo agia desta maneira? Por que perderam o sentido do temor à presença de Deus. Quando o temor está ausente, qualquer oferta, qualquer ação, qualquer obediência, qualquer fidelidade serve! Se desejamos ser amigos de Deus, precisamos recuperar este sentimento não só de reverência, de respeito, mas acima de tudo de temor mesmo.

Aplicação da Lição

Enfatize aos seus alunos que por seu andar intimo com Deus, em obediência e em constante oração, lhe foi dado o nome de Amigo de Deus. Se assim fizermos também teremos esse titulo.

Fontes Consultadas:

BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição, 1889.

BÍBLIA. Português. Nova Versão Internacional. São Paulo, Editora Geográfica, 9ª Edição, 2001.

HARRIS, R. Laird; JR, Gleason L. Archer; WALTKE, Bruce K.Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição 1989, Reimpressão 2008.

ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã. São Paulo, Reimpressão em 1 volume, 2009.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.