Lição 4 - O dia em que os luminares obedeceram

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Juniores - Vitórias do povo de Deus

COMENTARISTA: CRISTIANE ALVES

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 4 – O DIA EM QUE OS LUMINARES OBEDECERAM

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seus alunos à conscientização importância e o poder da oração.

Memorizando

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”. (Tg 5.16 – NVI).

“A oração de um justo é poderosa e eficaz”. Quando um servo fiel de Deus se inclina diante Dele, e em seu ser há um desejo altruísta, ou seja, está pensando no bem de outras pessoas. Sua oração não é para engrandecimento de si mesmo, mas para que vidas sejam auxiliadas e Deus seja glorificado. Essa oração é atendida.

Texto Bíblico: Js 10.1-14.

Josué, o líder em meio a batalha

Israel enfrentava o inimigo, os amorreus em seu próprio território.

Havia muitos inimigos a liquidar ainda, no entanto, e já era tarde, logo chegaria a noite.

Lembrem-se de que na época não havia fuzis com mira laser e visão noturna nem binóculos com infravermelho.

Josué mostrava-se frustrado ante a perspectiva de ter que interromper a batalha com a chegada da noite, e retomá-la apenas na manhã seguinte. Se isso ocorresse seria muito difícil vencer essa guerra, o que fazer então? Josué foi falar com Deus.

Logo em seguida, na presença dos israelitas, disse:

_ Sol, fique parado sobre Gibeão! Lua, pare sobre o vale de Aijalom!

E o inacreditável aconteceu: o sol ficou parado no meio do céu, e a lua sobre o vale de Aijalom.

O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs. Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem. Sem dúvida o Senhor lutava por Israel!

Então Josué disse a todos: "Mas não se detenham! Persigam os inimigos. Ataquem-nos pela retaguarda e não os deixem chegar às suas cidades, pois o Senhor, o seu Deus, os entregou em suas mãos".

Assim Josué e os israelitas os derrotaram por completo, quase exterminando-os. Mas alguns conseguiram escapar e refugiaram-se em suas cidades fortificadas. O exército inteiro voltou então em segurança a Josué, ao acampamento de Maquedá, e depois disso, ninguém mais ousou abrir a boca para provocar os israelitas.

Espera aí... Você pode estar se perguntando... O sol parou? Como isso pode ter acontecido?

Não. Não foi o sol que parou...

Para os antigos, a terra não girava em torno do sol, para eles a terra era achatada, eles sequer imaginavam que houvesse o movimento de rotação ou translação.

A Bíblia fala de uma perspectiva humana, ou seja, para o escritor Josué, o sol, de fato parou.

Quando Josué escreveu o relato, colocou as palavras do nosso ponto de vista, para que os leitores pudessem entender melhor.

Hoje também, falamos que o sol nasce e se põe, ou que o sol não nasceu hoje, são expressões que usamos normalmente, mas sabemos que o sol nunca se põe, e não nasce e morre, mas sim a terra é que gira em torno do sol.

Imagine bem se o escritor escrevesse: então ordenou Josué e o movimento de translação da terra sofreu uma parada repentina e a terra cessou seu giro em redor do sol. Não daria certo, porque essa descoberta foi feita séculos depois.

A Bíblia foi escrita para todos compreender. E isso é muito importante – compreender. A Bíblia nos fala em linguagem antropomórfica, ou seja, de uma perspectiva humana. Ela não trata de fatos sob o ponto de vista científico, senão, ninguém entenderia na época.

É importante ressaltar também, que Josué não mandou, mas sim orou, e simplesmente o milagre aconteceu.

Aplicação da Lição

Enfatize aos pequenos que Josué, através da oração, alcançou o que pediu a Deus, que o sol parasse. Portanto, não foi Josué quem mandou o sol parar, mas sim Deus, como resposta do que Josué pedira.

Deus é o mesmo, seu Poder jamais mudará. Ele procura servos fiéis como Josué para através deles realizar grandes milagres.

Fontes Consultadas:

BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição, 1889.

BÍBLIA. Português. Nova Versão Internacional. São Paulo, Editora Geográfica, 9ª Edição, 2001.

HARRIS, R. Laird; JR, Gleason L. Archer; WALTKE, Bruce K.Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição 1989, Reimpressão 2008.

ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã. São Paulo, Reimpressão em 1 volume, 2009.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.