Juniores

Lição 8 - O amigo querido

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Juniores: Os amigos de Jesus

COMENTARISTA: DANIELE PEREIRA

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 8 – O AMIGO QUERIDO

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam conscientizar-se de que Jesus tem poder sobre a morte, e Ele jamais nos desampara.

Para memorizar:

“Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá". (Jo 11.25 - NVI)

Texto bíblico em estudo: Jo 11.1-44.

Lázaro, um amigo muito querido

Jesus quando morava aqui na terra, tinha três amigos especiais – Maria, Marta e Lázaro. Um dia, Lázaro fica muito doente e suas irmãs mandam chamar Jesus, mas Jesus não vem imediatamente. Mas Cristo não tinha somente os amados de Betânia em quem pensar; muitos doentes e pessoas com outros problemas o procuravam.

Enquanto Jesus não conseguia vir até a casa de seus amigos, Lázaro ficava cada vez mais enfermo.

Maria olhou para sua irmã Marta com olhos assustados.

— Eu gostaria que Jesus estivesse aqui — disse ela suavemente. — Ele poderia curar nosso irmão Lázaro.

Marta torcia o pano molhado para extrair o excesso de água fria e o colocava novamente sobre a testa de Lázaro. As irmãs estavam muito tristes.

Enquanto elas esperavam por Jesus, faziam tudo o que podiam para ajudar Lázaro a se sentir melhor. Mas ele ficava cada vez mais fraco.

Então, ele morreu. Suas irmãs o enrolaram em roupas mortuárias e o colocaram em uma caverna. Muitos amigos vieram confortar Maria e Marta e chorar com elas. Todos estavam muito, muito tristes.

— Onde está Jesus? — Maria soluçava.— Por que Ele não veio? Ele curou tantas outras pessoas. Se estivesse aqui, também teria curado Lázaro!

Mas Jesus não Se apressou a ir à casa de Lázaro como os discípulos pensavam que deveria fazer. Durante mais dois dias Ele continuou curando e ensinando outras pessoas. Quando, finalmente, Jesus chegou para ver Maria e Marta, Marta clamou:

— Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido!

Jesus confortou Marta quando disse:

— Seu irmão vai ressuscitar e viver novamente.

Elas levaram Jesus onde Lázaro estava sepultado. Todos seguiram Marta e Maria ao conduzirem Jesus até a caverna onde Lázaro fora colocado. Uma grande pedra bloqueava a entrada da caverna. Jesus parou. Ele estava tão triste que chorou. De repente, Jesus ordenou:

— Tirem a pedra.

Marta ordenou aos servos que tirassem a pedra da entrada, pois era o que Jesus pedira que fizessem. Jesus então orou:

— Pai, Eu Te agradeço porque Me ouviste. Eu sei que sempre Me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que Tu Me enviaste.

Então, Jesus disse em voz alta:

— Lázaro, venha para fora!

— Olhem! — gritou alguém apontando para a entrada da caverna.

Lázaro estava em pé junto à porta! Saíra para fora da caverna como Jesus ordenara! Lázaro estava vivo novamente!

— Removam suas roupas mortuárias — disse Jesus.

Maria e Marta deram um grito e correram para abraçar Lázaro. Todos ficam sabendo então que Jesus é o Filho de Deus. Os discípulos olharam uns para os outros. Agora, entendiam por que Jesus não tinha Se apressado para vir e curar Lázaro. Ele tinha em mente um plano muito melhor. Tinha um plano especial para mostrar ao povo que Ele realmente era o Filho de Deus. Nós podemos sempre confiar que Jesus faz o que é melhor — melhor para os outros e melhor para nós

Conclusão

Enfatize aos pequenos que por sua graça, Jesus trouxe Lázaro de volta à vida e o devolveu para sua família. Ele faz o mesmo por nós quando aceitamos Seu dom da graça – Ele nos dá nova vida e nos recebe de braços abertos em Sua família. Jesus faz o melhor por nós. Algumas vezes não acontece do jeito que queremos, mas Seu plano é sempre o melhor. Ele continue fazendo os mesmos milagres através de seus servos.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.