ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2018
Jovens: O VENTO SOPRA ONDE QUER: O ensino bíblico do Espírito Santo e a Sua operação na vida da Igreja
COMENTARISTA: ALEXANDRE COELHO
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 3 – OS LIVROS DE LUCAS E ATOS - A BASE DA DOUTRINA PENTECOSTAL
Professoras e professores, observem estas orientações:
- Cumprimentem os alunos.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Os livros de Lucas e Atos – A base da doutrina pentecostal.
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Lucas & Atos”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Lucas & Atos
Objetivos:
Comparar o que os alunos sabem antes e depois do estudo da lição.
Material:
<p.½ folha de papel ofício com o nome “Lucas” para a metade da turma <p.½ folha de papel ofício com o nome “Atos” para a metade da turma
02 pincéis atômicos
02 folhas de papel madeira
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos. Para isso, utilizem a seguinte técnica para divisão em grupos descrita abaixo:
Vamos supor que sua turma tenha 10 alunos.
Afixar nas costas de 05 alunos um papel com o nome “Lucas”. Nos demais alunos, colocar nas costas um papel com o nome “Atos”.
Depois, pedir que eles se dividam em 02 grupos observando a indicação do papel pregado nas costas.
Falem que não eles não podem retirar o papel para olhar. Observem qual será a saída dos alunos para saber. A proposta dessa atividade é que os alunos ajudem uns aos outros ou mesmo o aluno tomar a iniciativa e perguntar para um colega o que está escrito nas suas costas.
- Quando os grupos estiverem formados, distribuam 01 folha de papel madeira com afirmações escritas sobre o livro de Lucas e Atos.
Expliquem que cada grupo, através do consenso, deverá identificar quais declarações se referem as características o livro de Lucas e de Atos.
O grupo “Lucas” vai identificar as frases sobre o livro de Lucas.
O grupo “Atos” vai identificar as frases sobre o livro de Atos.
Para isto, deverão escrever o nome Lucas ou Atos ao lado de cada frase, utilizando pincel atômico.
- Sugestões de afirmações sobre os livros de Lucas e Atos:
Autoria: Lucas
Relata a vida de Jesus de forma cronológica
Descreve a propagação do evangelho pelo poder do Espírito Santo, através dos discípulos
Narra a vida de Jesus através de testemunhas oculares
Conta que Lucas foi companheiro de Paulo na viagens missionárias
,p>Contém fontes primárias da doutrina de pentecostal
Enfatiza a oração
Registra que Jesus falou para seus discípulos que ficassem em Jerusalém para que fossem cheios do Espírito Santo
Mostra judeus e gentios cheios do Espírito Santo
Apresenta o momento no qual o Espírito Santo veio sobre Jesus
Contém o cumprimento da profecia de Isaías sobre o derramamento de poder e o falar em outras línguas
- Estipulem um tempo de 10 minutos no máximo para os grupos executarem a atividade.
- Recolham as folhas de papel madeira e reservem.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
- Após o estudo da lição, fixem as folhas de papel madeira que os grupos escreveram nelas.
- Deixem que os alunos observem e verifiquem se há necessidade de alguma modificação.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2018/10/jovens-ovento-sopra-onde-quer-o-ensino_15.html Acesso em 15 out. 2018