Jovens

Lição 10 - A missão social da Igreja I

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2017

Jovens: A Igreja de Jesus Cristo - Sua Origem, Doutrina, Ordenanças, Missão e Destino Eterno

Lição 10: A missão social da Igreja

INTRODUÇÃO

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

Cumprimentem os alunos.

Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

Perguntem como passaram a semana.

Escutem atentamente o que eles falam.

Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.

Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Apresentem o título da lição: A Missão Ensinadora da Igreja.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para concluir, utilizem a dinâmica “Nos Passos do Mestre”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Nos Passos do Mestre

Objetivos:

Refletir sobre a importância da capacitação do professor, aquele que ensina a Palavra de Deus.

Apresentar as características da metodologia do ensino de Jesus.

Material:

01 Bíblia

01 livro de estudo bíblico

01 tablet(se possível)

01 vidro pequeno com azeite

01 jornal atual

01 relógio

01 certificado(01 folha de papel ofício enrolada em forma de canudo com um laço de fita ao redor)

04 figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito(vejam no procedimento o que deve ser escrito em cada pé).

Procedimento:

Leiam: “Deus mesmo chamou alguns para mestres Ef 4. 11.

Chamem 01 aluno da turma e peça que fique diante da turma.

Falem: Você foi chamado por Deus para o ministério do ensino bíblico.

Então, vejamos o que é necessário para que o professor esteja preparado para tão nobre tarefa.

Entreguem para ele: 01 Bíblia, 01 livro de estudo bíblico, 01 tablet(se possível), 01 vidro pequeno com azeite, 01 jornal atual, 01 relógio, 01 certificado.

Vejamos o que cada objeto pode representar:

01 Bíblia: Conhecimento teológico

01 livro de estudo bíblico: Fonte de pesquisa e estudo

01 Tablet(Internet): Fonte de pesquisa e estudo

01 vidro pequeno com azeite: Unção, oração

01 jornal atual: Informação geral

01 relógio: organização do tempo para estudar e planejar a aula

01 certificado: preparação intelectual e pedagógica

Depois, coloquem no piso da sala 04 figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito, formando um caminho. Cada pé deve conter, na parte virada para o piso, um das 08 características do ensino de Jesus, o Mestre dos mestres:

Jesus usava recursos didáticos variados

O ensino de Jesus transformava vidas

Jesus era exemplo do que ensinava

Jesus adaptava o método à situação

Jesus utilizava linguagem ilustrada e simples

Jesus enfatizava a participação do ouvinte

Jesus estava focalizado nas pessoas

Jesus testava o canal da comunicação

Falem: Que tal seguir o exemplo do mestre? Então, vejamos.

Então, peçam para que o aluno vá andando pelo caminho e pegando um pé de cada vez e lendo o que está escrito.

Depois, falem: Estes são as características da forma de Jesus ensinar.

Para finalizar, leiam: Romanos 12.7: “... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/2017/02/jovens-igreja-de-jesus-cristo-sua_20.html Acesso em 21 fev. 2017.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.