Lição 8 - A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém IV

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA-CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens: SEU REINO NÃO TERÁ FIM: Vida e obra de Jesus segundo o Evangelho de Mateus

COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 8 – A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM

INTRODUÇÃO

Os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João relatam em seus respectivos escritos a entrada triunfal de Jesus na cidade Santa de Jerusalém montado num jumentinho com o objetivo de anunciar publicamente o Messias, Rei e Salvador da humanidade, aclamado pelo povo. Nesta lição estudaremos sobre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém como cumprimento da profecia do profeta Zacarias, os preparativos e a entrada de Jesus na cidade Santa, o reconhecimento de Jesus como Rei, Salvador e Mestre, a rejeição de Jesus por parte do povo e dos fariseus, finalizando o nosso estudo com o reconhecimento universal do homem de Nazaré como o Messias que haveria de vir em nome do Senhor.

1. O CUMPRIMENTO DA PROFECIA DE ZACARIAS

O profeta Zacarias aproximadamente 520 anos antes de Cristo anuncia a profecia da vinda de um rei justo, triunfante, vitorioso, humilde e Salvador para reinar em Jerusalém adentrando a cidade montado sobre um jumentinho. A profecia se cumpre na história narrada especialmente pelos evangelistas Mateus (21:1-11), Marcos (11:1-11), Lucas (19:28-40) e João (12:12-19) que consolidou e mais uma vez provou que Jesus é o Messias (o Salvador da humanidade) que haveria de vir para reinar sobre o seu povo. (Zc 9:9-10).

2. OS PREPARATIVOS PARA A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM

Jesus e seus discípulos a caminho de Jerusalém pararam em Betfagé uma cidade que ficava perto do Monte das Oliveiras. Jesus, então, envia dois discípulos a um povoado próximo com a ordenança de pegarem um jumentinho e uma jumenta para que o Senhor montasse no jumentinho para adentrar triunfalmente na cidade de Jerusalém conforme a profecia anunciada pelo profeta Zacarias. (Mt 21:1-7)

3. JESUS ENTRA EM JERUSALÉM E É RECONHECIDO COMO O SALVADOR E REI

Jesus já era conhecido tanto em Jerusalém como em Judá pelos sinais, prodígios, curas, maravilhas, bem como, pelos seus sábios ensinamentos sobre o reino de Deus e suas maravilhosas pregações diferenciadas do mundo religioso de então, comprovando que Ele é o Messias que haveria de vir para reinar sobre o povo judeu.Jesus entra na cidade de Jerusalém montado sobre um jumentinho e a multidão estendia ramos e capas no chão enquanto Ele passava e gritavam: "Hosana ao Filho de Davi ! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor ! Hosana a Deus nas alturas do céu", tipificando a realeza humana de Jesus segundo a linhagem de Davi e a sua realeza divina porque estava vindo em nome do Senhor. O termo "Hosana" palavra originária do idioma hebraico tem o seguinte significado: "Salva-nos agora, ó tuque habitas nas maiores alturas". Logo, o povo reconhecia em Jesus como um Salvador.(Mt 21:8-9; Sl 118:25-26; Sl 24:1-10).

4. JESUS É REJEITADO PELO POVO

Na época de Jesus, Jerusalém e Judá, estava sob o domínio do império romano que de certa forma tolerava a prática da religião que os povos vencidos em guerra professavam, desde que, obedecessem com lealdade ao imperador romano. O povo da cidade de Jerusalém tinha a expectativa que um rei militar, a exemplo de Davi, viesse para libertá-los da opressão romana, entretanto, a missão de Jesus era de libertar o povo dos pecados, reconciliá-los com Deus e dar-lhes vida eterna conforme os ensinos proferidos por Jesus em seu ministério de três anos de duração. O povo não compreendeu a amplitude espiritual de sua missão e na primeira sexta-feira após o domingo de sua entrada na cidade de Jerusalém sobre o jumentinho, aqueles mesmos que gritaram: "Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor", gritavam crucifica-o dada a frustração deles quanto a vinda de um rei militar para libertá-los da opressão romana.

5. OS FARISEUS RECONHECEM JESUS COMO MESTRE

O grupo sacerdotal judaico com maior representatividade eram os fariseus que viam em Jesus uma ameaça ao seu domínio político, econômico e religioso sobre os judeus. Na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, o povo gritava aclamando Jesus como Rei e Salvador, então os fariseus enciumados pediram a Jesus que ordenasse que seus seguidores calassem a boca, porém, Jesus respondeu-lhes com sabedoria que mesmo que seus seguidores calassem as pedras clamariam pelo Rei e Salvador Jesus, pois, aquele momento marca a anunciação da Salvação em Cristo pela sociedade judaica. Neste episódio os fariseus se dirigiram a Jesus reconhecendo-o como mestre, tratamento muito diferenciado em confrontos teológicos anteriores entre Jesus e esta classe eclesiástica dos fariseus. (Lc 19:37-40)

6. JESUS É RECONHECIDO UNIVERSALMENTE COMO O MESSIAS

Muitos habitantes da cidade de Jerusalém e outras pequenas cidades circunvizinhas a partir do episódio da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado num jumentinho passaram a conhecer o homem de Nazaré que revolucionou o mundo inteiro, estabelecendo uma marco cronológico e espiritual da humanidade que foi o antes e o depois de Jesus. A partir daquele instante iniciava-se a parte final da consumação de tão grande salvação e vida eterna para os homens de todas as épocas de geração a geração. (Mt 21:10-11; Sl 86:8-10).

7. CONCLUSÃO

A entrada do Senhor Jesus Cristo em Jerusalém demonstrou que o Rei de reis não veio a este planeta para ser rei de um reino terreno. Seu reino é celestial e universal sobre todas as coisas e sobre toda a criação. Devemos como cristãos proclamar que Jesus é o nosso Rei, Mestre, mas sobretudo, nosso Salvador e Senhor eternamente. Shalom Adonai !

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2018/02/notas_1t_2018_jovens_lic3a7c3a3o-8_a-entrada-triunfal-de-jesus-em-jerusalc3a9m.pdf Acesso em 18 fev. 2018