Get Adobe Flash player

Dicas da Semana

PORTAL ESCOLA DOMINICAL TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015 ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA COMENTÁRIOS - ELISEU ANTONIO GOMES ASSEMBLEIA DE DEUS - SÃO PAULO/SP     LIÇÃO 2 - O EVANGELHO DA GRAÇA   O apóstolo Paulo era um pastor dedicado em extremo com o rebanho do Senhor sob seus cuidados. Quando escreveu a primeira carta a Timóteo, este se encontrava em Éfeso, cumprindo a orientação de Paulo, a fim de ministrar as devidas orientações àquela igreja, ante as ameaças de falsos mestres que se infiltravam no seio dos irmãos e já estavam semeando seus ensinos perniciosos.   O jovem obreiro não era o pastor da igreja em Éfeso, mas recebera a pesada incumbência de não só advertir a igreja, mas de confrontar os que se tornaram instrumentos a serviço da semeadura das heresias. O problema era tão grave que Paulo fugiu ao seu estilo peculiar de redigir suas cartas. Normalmente, ele começava algumas de suas missivas com ações de graças (Romano 1.8; 1 Coríntios 1.4; 2 Coríntios 1.2).   O Evangelho. A palavra em si significa boas novas; por isso é alguma coisa especialmente distinta a qualquer ensino ou doutrina anterior.   Quatro características do Evangelho devem ser notadas:   1. O Evangelho do Reino. É a boa notícia que Deus propõe estabelecer na terra, em cumprimento do concerto davídico (2 Samuel 8.8), um reino político, espiritual, universal, sobre o qual o Filho de Deus, herdeiro de Davi reinará, e o qual será por mil anos, a manifestação da justiça de Deus entre os homens. Duas pregações deste Evangelho são referidas, uma passada, começando com o ministério de João Batista e terminando com a rejeição do seu Rei dos Judeus. A outra, ainda futura (Mateus 24.14), durante a Grande…
PORTAL ESCOLA DOMINICAL TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015 ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP     PLANO DE AULA Nº 2
PORTAL ESCOLA DOMINICAL TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015 ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP                                                                                                         ESBOÇO Nº 2 LIÇÃO Nº 2 – O EVANGELHO DA GRAÇA                                          Somos salvos pela graça de Deus, que foi trazida por Cristo Jesus.
PORTAL ESCOLA DOMINICAL TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015 ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA COMENTÁRIOS - SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM RECIFE/PE     LIÇÃO 01 – UMA MENSAGEM A IGREJA LOCAL E A LIDERANÇA 3º TRIMESTRE DE 2015 (I Tm 1.1,2; Tt 1.1­4) 
PORTAL ESCOLA DOMINICAL TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015 ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA COMENTÁRIOS - PB. MARCOS JACOB DE MEDEIROS ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETRO 31 ERMELINO MATARAZZO, SÃO PAULO/SP                                                                                             Lição 01  - UMA MENSAGEM À IGREJA LOCAL E À LIDERANÇA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015 ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA COMENTÁRIOS - EV. ANDRESON CORTE FERREIRA IGREJA CRUZADA CRISTÃ PENTECOSTAL - SANTA MARIA DA VITÓRIA/BA           LIÇÃO 1 - UMA MENSAGEM À IGREJA LOCAL E À LIDERANÇA   A presente lição possui duas palavras chaves:igreja e liderança. O termo igreja deriva se da palavra grega ekklesia, que tem por significado assembleia pública. O termo aparece no Novo Testamento, quando Jesus disse que edificaria a sua igreja. A doutrina que estuda a igreja é conhecida como eclesiologia, sendo que esta doutrina expõe diferença entre igreja local (visível) e igreja universal (invisível). A igreja invisível se caracteriza por todos que receberam a Jesus como único Salvador, já a visível trata-se do grupo local de irmãos que se reúnem para adorarem a pessoa do Senhor Jesus.  Já o termo liderança deriva do verbo liderar, isto é, aquele que guia. Liderança corresponde à arte de conduzir pessoas a um lugar seguro. Para Cupaiolo, liderança é um tema relacionado diretamente com pessoas, com o trabalho em equipe, em suma, é uma forma de relacionamento entre pessoas. Ao se relacionar, as pessoas causam impacto na vida uma da outra (p.169). I – AS EPÍSTOLAS PASTORAIS. Ao escrever sobre o tema: quando a morte se aproxima. O apóstolo Paulo escreve a seguintes cartas: 1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito. As cartas que compõem a este grupo de escritos do apóstolo Paulo são endereçadas a liderança das igrejas com uma tonalidade de despedida. Estes líderes eram dois nobres amigos de Paulo, o jovem Timóteo e Tito. Portanto, esta seção é também conhecida por Cartas Pastorais. O propósito da primeira carta escrita a Timóteoestá na preocupação do apóstolo Paulo com a…
PORTAL ESCOLA DOMINICAL TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015 ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES, QUESTIONÁRIOS E VÍDEOS - EV. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA ASSEMBLEIA DE DEUS - IMPERATRIZ/MA - CONGREGAÇÃO MONTE HERMOM               LIÇÃO 1 - UMA MENSAGEM À IGREJA LOCAL E À LIDERANÇA           TEXTO ÁUREO   "Ninguém despreze a tua mocidade; as sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza." (1 Tm 4.12)   VERDADE PRÁTICA   As cartas pastorais reúnem orientações à liderança cristã e aos membros em geral para que vivam conforme a vontade de DEUS       Para continuar a ler o artigo CLIQUE AQUI  
PORTAL ESCOLA DOMINICAL TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015 ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP                                                                                                                                                                                                 A) INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE Pela graça de Deus, damos início a mais um trimestre letivo da Escola Bíblica Dominical, mais um trimestre que denominamos “bíblico”, já que haveremos de estudar as chamadas “cartas pastorais”, ou seja, as epístolas de Paulo a Timóteo e a Tito, as três últimas epístolas escritas pelo apóstolo Paulo, depois que foi solto da sua primeira prisão em Roma, entre os anos 64 e 67.                          As referidas epístolas são denominadas de “pastorais”, porque o apóstolo Paulo as endereçou a dois jovens pastores, seus filhos na fé, Timóteo e Tito, que tinham sido seus cooperadores durante boa parte de seu ministério e que o apóstolo havia enviado para Éfeso (Timóteo) e Creta (Tito), a fim de que organizassem as  igrejas locais em tais regiões.                          Paulo já pressentia que seu ministério se encaminhava para o fim e, dentro de suas responsabilidades, sentiu a necessidade de dar orientações a estes seus dois cooperadores, que…
PORTAL ESCOLA DOMINICAL TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015 ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP     INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE 1º SLIDE  - Nesse trimestre, teremos mais um trimestre que denominamos “bíblico”, já que haveremos de estudar as chamadas “cartas pastorais”, ou seja, as epístolas de Paulo a Timóteo e a Tito, as três últimas epístolas escritas pelo apóstolo Paulo, depois que foi solto da sua primeira prisão em Roma, entre os anos 64 e 67. - Referidas epístolas são denominadas de “pastorais”, porque o apóstolo Paulo as endereçou a dois jovens pastores, seus filhos na fé, Timóteo e Tito, que tinham sido seus cooperadores durante boa parte de seu ministério e que o apóstolo havia enviado para Éfeso (Timóteo) e Creta (Tito), a fim de que organizassem as  igrejas locais em tais regiões. 2º SLIDE - Estas três cartas pastorais (duas epístolas a Timóteo e a epístola a Tito) trazem-nos lições de como devem se comportar os pastores. - As cartas pastorais também dizem como devem as igrejas locais se organizar para realizar as missões que o Senhor cometeu à Sua Igreja enquanto Ele não volta para arrebatá-la. 3º SLIDE Capa da revista deste trimestre - Um saleiro que esparrama sal em sua volta, a nos lembrar as palavras do Senhor Jesus que disse que Seus discípulos são o sal da terra (Mt.15:13). - Os discípulos de Jesus devem ser Suas testemunhas (At.1:8), ter um comportamento diferente dos demais homens, para provar que Jesus realmente salva e transforma o homem. 4º SLIDE - O trimestre pode ser dividido em quatro blocos: a) 1º bloco -   lição…
PORTAL ESCOLA DOMINICAL SEGUNDO TRIMESTRE DE 2015 ADULTOS - JESUS, HOMEM PERFEITO: oEvangelho de Lucas, o médico amado COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES COMENTÁRIOS - PB. MARCOS JACOB DE MEDEIROS ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 31 - ERMELINO MATARAZZO, SÃO PAULO/SP   Lição 13 - A RESSURREIÇÃO DE JESUS Texto: Lucas 24.1-8
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>
Página 1 de 122