Jovens e Adultos Betel

Lição 2 - Jovens e Adultos - Betel - O fundamento e a edificação da Igreja I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2019

Jovens e Adultos - Betel - Igreja - o povo escolhido e nomeado por Deus: a relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundação, história e missão

COMENTARISTA: SÉRGIO NASCIMENTO DA COSTA

COMENTÁRIO: PB. LINDOVAL SANTANA

LIÇÃO Nº 2 - O FUNDAMENTO E A EDIFICAÇÃO DA IGREJA

...

INTRODUÇÃO

O dicionário Priberam da língua portuguesa traduz a palavra fundamento como sendo: Base principal; Prova; Causa; Motivo; Fundação. Sendo assim, concluímos que o fundamento é o alicerce em que algo é construído e derivado. O fundamento de uma obra, quer seja casa ou prédio, é aquilo que sustentará os mesmos, logo, se for fraco ou insuficiente, toda a construção poderá ruir. As construções utilizam alguns ingredientes para fazer uma base firme. O cimento e o aço são os principais, vejamos:

1 – Cimento: tem função aglomerante, servindo para unir os outros componentes. Quando entra em contato com água, ganha capacidade de juntar os agregados (areia e pedra) e, depois, forma um material sólido, que é o concreto.

2 – Concreto armado: é a junção do concreto com estrutura de aço em seu interior, por isso se diz ‘armado’. Normalmente ele é usado para fundação, pilares, vigas e laje. … Barras de aço: são barras feitas de uma liga metálica muito resistente formada por ferro e carbono, que pode ser forjada e modelada. De forma associativa, podemos dizer que o fundamento de uma obra precisa ter dentre outros o cimento e o aço (concreto armado), caso contrário, toda a construção poderá vir ao chão. Da mesma forma, a Igreja precisa ter um fundamento sólido, resistente, capaz de suportar todas as situações adversas e permanecer firme, enquanto a construção não alcança a altura ideal. Nos tempos antigos o cimento moderno não existia, mas os construtores utilizavam uma espécie de material interessante e forte, vejamos: “Foi justamente pela necessidade de construções mais arrojadas que o cimento acabou se transformando em um dos mais importantes recursos da história da engenharia. Em suma, o cimento é um pó fino portador de propriedades de aglomeração, que se enrijece logo que entra em contato com a água. Alguns pesquisadores supõem que esse tipo de material já teria sido notado pelo homem pré-histórico, quando o mesmo percebeu que as pedras próximas às fogueiras soltavam um pó que endurecia com a ação do sereno. Uma das mais antigas evidências de uso do cimento aparece nas pirâmides do Antigo Egito. Naquela época, preocupados em erguer as suntuosas pirâmides, os egípcios desenvolveram um tipo de cimento fabricado através de uma mistura de gesso calcinado. Entre os gregos, notamos o emprego de terras vulcânicas que também endureciam quando misturadas à água”. Veremos abaixo, quem é o “fundamento” que promove a sustentação da Igreja.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com.br/2019/04/o-fundamento-e-edificacao-da-igreja.html Acesso em 13 abr. 2019

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.