Jovens e Adultos Betel

Lição 10 - Jovens e Adultos - Betel - Atitudes coerentes com o pacto firmado I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Neemias: enfrentando os desafios com oração, ação e perseverança

COMENTARISTA: ADALBERTO ALVES

COMENTÁRIO: PR. ALTEVI OLIVEIRA DA COSTA

LIÇÃO Nº 10 - ATITUDES COERENTES COM O PACTO FIRMADO

INTRODUÇÃO

Amados de Deus é tempo, tempo de fazer um concerto com Deus, buscar um avivamento sem emocionalismos momentâneo, centrado nas palavras do salmista: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Jurei, e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos.”(Sl 119.105 e 106). O concerto com Deus (todo dia é dia) significa conserto em nossas vidas e é o caminho para o genuíno avivamento. Que Deus nos abençoe na sua infinita misericórdia para andarmos segundo a Sua Palavra com muita convicção, pois o genuíno avivento vem com o firme propósito de vivermos de acordo com a Palavra de Deus.

1. A BASE DO PACTO

A reconstrução dos muros trouxe dignidade, proteção e paz para a cidade de Jerusalém. Mas o trabalho não parou por aí, pois o mais lindo foi que Neemias colaborou para o povo de Deus voltar-se a dar ouvidos as Escrituras Sagradas (Cap. 8), Ela foi a base de todo sucesso da empreitada. A Palavra de Deus produziu um grande avivamento espiritual! O povo fez um pacto (9.38) no sentido de priorizar as coisas de Deus: “Não negligenciaremos o templo de nosso Deus” (10.39). O povo se comprometeu com a construção das muralhas e agora está também comprometido com a edificação da Casa de Deus! O povo de Deus é povo do pacto, povo aliançado com Deus, povo comprometido com a Missão! Não podemos ser cristãos nominais, não podemos servir a Deus de qualquer maneira. Como Jesus, Neemias purificou o templo! Ele mostrou-se também muito zeloso quando a necessidade de santidade no ministério sacerdotal (13.26-30).

1.1. A Importância da Aplicação

Neemias liderou os israelitas a um grande respeito e amor pelo texto da Escritura. Neemias, por causa de seu amor por Deus e seu desejo de ver Deus honrado e glorificado, conduziu os israelitas à fé e obediência que o Senhor havia desejado para eles por tanto tempo. Da mesma forma, os Cristãos devem amar e respeitar as verdades da Escritura, memorizá-la, nela meditar de dia e de noite e dela depender para o cumprimento de todas as necessidades espirituais. Segundo Timóteo 3:16 nos diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” Se quisermos ter a mesma experiência do renascimento espiritual que os israelitas (Neemias 8:1-8), devemos começar aplicando o que ensina a Palavra de Deus em todos os momentos de nossa vida.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com.br/2018/12/atitudes-coerentes-com-o-pacto-firmado_4.html Acesso em 05 dez. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.