Lição 3 - Jovens e Adultos - Betel - A importância da perseverança II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Neemias: enfrentando os desafios com oração, ação e perseverança

COMENTARISTA: ADALBERTO ALVES

COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA

LIÇÃO Nº 3 - A IMPORTÂNCIA DA PERSEVERANÇA

Introdução

Ao refletir sobre Neemias, tenha em mente que para o líder as dificuldades e oposição são inevitáveis. Neemias sabia que ele e o povo de Jerusalém estavam fazendo a obra de Deus e não daria ouvidos a ninguém que se opusesse ao que ele sabia estar certo. Além disso, não pretendia associar-se com aqueles que queriam impedir uma obra evidentemente do desejo de Deus. Estava decidido a não permitir que ninguém, a não ser Deus, detivesse o trabalho.

Os Princípios Empregados por Neemias

Porque o povo reagiu positivamente à proposta de Neemias? Como estava sendo liderado por Deus, Neemias conseguiu apelar à motivação intrínseca do povo. Ele conseguiu tocar no ponto certo, bem na necessidade deles. Embora Neemias tivesse se identificado com o povo e se preocupasse pessoalmente com a situação, ele não tentou ocultar os fatos negativos. Não suplicou ou ameaçou; nem foi negativo em sua abordagem. Disse simplesmente: “Temos de fazer algo em relação a isso. Vamos reconstruir o muro”. Neemias estendeu o convite para reconstruir o muro e deu ao povo uma razão para aceitá-lo: “Deixemos de ser opróbrio”.

O Princípio da Prioridade

A regra de ação de Neemias parece ter sido: primeiro ore, depois haja, e então ore novamente. Observe, mais uma vez, como a oração pontua a sua narrativa da construção dos muros. A oração pelo bem-estar de Jerusalém foi à sementeira da qual cresceu todo empreendimento. Primeiro, a coisa principal! Orar antes de qualquer atitude é seguramente a ordem certa das coisas. Mas Neemias, como veremos, atacava o trabalho de modo centrado, intencional e altamente objetivo.

Vemos nele o zelo por Deus e o amor pelo povo, mais prontidão em desafiar seus desafiadores e resistir à oposição pessoal, que todo líder precisa. Enxergamos ainda a verdadeira essência da liderança em coisas como a habilitação e disposição para trabalhar arduamente sob pressão, e ao mesmo tempo motivar os outros a fazer o mesmo.

Aplicação: Em seu papel de pioneiro na reconstrução de Jerusalém, Neemias ilustra muitas realidades da liderança espiritual na igreja cristã. A maneira como resolveu com solicitude e calma todos os extremos da obra, mostra-nos o exemplo de um líder equilibrado e com temperança.

O Princípio da Cooperação

A missão específica, para a qual Deus chamou Neemias foi reconstruir os muros arruinados de Jerusalém. Esta era uma imensa tarefa. A extensão dos muros era quase de dois quilômetros, e os novos deveriam ter cerca de um metro de largura, talvez mais, ao rés do chão, e cinco ou seis metros de altura. Reconstruir era uma operação maciça, apenas possível se atacada como um empreendimento cooperativo de grande escala. Neemias fez isso acontecer. Aparentemente, dentro de poucos dias de sua chegada a Jerusalém, ele tinha posto tudo em movimento, e os muros foram terminados em pouco mais de sete semanas. Foi uma realização inacreditável.

Como, perguntamos, Neemias conseguiu isso? Não existe segredo aqui. Especificamente, ele aplicou dois princípios que todo líder/pastor, de hoje e de amanhã, deve aplicar se a igreja ou grupo cristão confiado aos seus cuidados precisar de uma reconstrução. O primeiro princípio foi o da parceria, por meio da qual Neemias começou motivando os jerusalemitas a arrancar-se de sua apatia e desespero e a comprometer-se a trabalhar com ele no projeto, de todo o coração, e então criou uma organização na qual todos os trabalhadores sentiam-se pessoalmente importantes ao projeto, enquanto ele prosseguia.

O segundo princípio foi o planejamento, por meio do qual, apesar de toda a aflição que os cercava, Neemias foi capaz de conservar a confiança até o êxito final, mantendo todas as coisas sob controle. Mobilizando, organizando, supervisionando e encorajando, ele reanimou os exauridos de Jerusalém para um esforço bem planejado, que logo começou a transformar todo o cenário, e não cessou até que a tarefa estivesse concluída.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com/2018/10/importancia-da-perseveranca.html Acesso em 16 out. 2018