Lição 7 - Jovens e Adultos - Betel - O Decálogo: a aliança no Sinai

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Israel 70 anos: o chamado de uma nação e o plano divino de redenção

COMENTARISTA: CÉSAR PEREIRA ROZA DE MELO

COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA

LIÇÃO Nº 7 - O DECÁLOGO: A ALIANÇA NO SINAI

Introdução

Ao receber a lei de Moisés, o povo de Israel tornou-se uma virtual teocracia, ganhando assim a característica distintiva que fez deles o povo de Israel. Deste modo, o Pacto Abraâmico estava adquirindo novas dimensões. Israel era agora a nação consagrada à lei, porquanto aquilo que o evangelho é para a Igreja, a lei é para Israel. Somente em Cristo o Pacto Abraâmico receberia ainda maiores dimensões e espiritualidades do que recebeu com Moisés (Gl 3.14).

1. O Início da Aliança no Sinai

O que foi firmado no Sinai, com Israel consistia em três divisões:

• Os Mandamentos- que expressavam a vontade justa de Deus (Êx 20.1-26).

• Os Estatutos- que governam a vida social de Israel (Êx 21.1; 24.11).

• As Ordenanças- que governavam a vida religiosa de Israel (Êx 24.12; 31.18).

Estas três divisões compunham a Lei de Moisés (Mt 5.17,18). De acordo com a avaliação do Novo Testamento, o todo formava uma espécie de ministério da condenação, porquanto nenhum homem é capaz de observar à risca essa lei complexa a muito abrangente, à qual os rabinos não cessavam de adicionar, por via de interpretação, novos elementos, meramente tradicionais, e, portanto, inválidos (Mc 7.1-23; 2Co 3.7-9).

Portanto, observamos que desde o princípio do recebimento da Lei o acesso foi limitado desde o começo (Êx 19.12). O escritor Jacob Nauser explica que “Deus desceu com sete véus de fogo e suas legiões de anjos”, de forma que o próprio Moisés ficou “assombrado e tremendo” (Hb 12.21). Mostrando que a corrupção inerente do homem e suas falhas não permitiam aproximar-se da presença de Deus. Somente, porém, em Cristo temos pleno acesso (Hb 9.24; 10.19).

Aplicação: O pecado trouxe essa barreira de separação entre Deus e o homem, e um dos prejuízos entre a humanidade foi a desordem por não existir uma lei regente sobre a sociedade num todo. A entrega da Lei a Moisés, foi para mostrar que Israel deveria se comportar de uma maneira diferente das outras nações em todos os quesitos, religioso, comportamental e social.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com/2018/08/licao-07-o-decalogo-alianca-no-sinai.html Acesso em 07 ago. 2018