Lição 6 - Jovens e Adultos - Betel - O deserto: uma escola divina

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO

 

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Israel 70 anos: o chamado de uma nação e o plano divino de redenção

COMENTARISTA: CÉSAR PEREIRA ROZA DE MELO

COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA

LIÇÃO Nº 6 - O DESERTO: UMA ESCOLA DIVINA

Introdução

Logo após o livramento o milagre da abertura do mar Vermelho, os egípcios sendo sepultados no mar e o cântico de vitória ser entoado como um tributo a Deus pela maestria de como conduziu todo o plano de redenção dos filhos de Israel. Quão glorioso! Livres do domínio de nosso antigo mestre, receberiam uma nova vida, um novo começo. Mas, nesse começo, descobririam rapidamente que deveriam suportar algumas provas no deserto. No deserto o povo aprenderia os designíos de Deus, para um propósito muito real. Chegar a Canaã!

1. Deus Escolhe o Caminho do Deserto

Ao considerarmos o primeiro dia de Israel no deserto, talvez devêssemos lembrar de onde a nação israelita estava em Êxodo 15. Eles começaram a jornada na terra de Gósen. Se você tiver um mapa dessa região, deve examiná-lo para encontrar a localização. O mar Vermelho ficava ao norte do Golfo de Suez. Eles atravessaram esse mar e depois iniciaram uma jornada na direção sul e sudeste até o Monte Sinai. Antes de chegarem ao monte de Deus, passaram pelo deserto de Sur no extremo norte da península do Sinai. Foi ali que a coluna de nuvem e de fogo guiou a Israel para o deserto. Aquela era uma vasta expansão desolada que se estendia do Sul para o deserto de Etã. Eles passaram pelo deserto de Sim, Sur. No meio de sua jornada, chegarão a um agradável oásis chamado Elim. Era nesses lugares que os hebreus se encontrariam. Mas porque estavam ali? Porque Deus os faria passar pelas experiências do deserto antes de chegar a Canaã? Bem se definirmos o que significa a palavra deserto podemos ter uma parcela de resposta a essas perguntas.

A escola do deserto muitas vezes parece um lugar vazio e sem sentido, o termo em hebraico para deserto é “midbaar”, originário de “dahbaar”, que significa “falar”. Partindo disso, deixe-me dizer-lhe que o deserto é o lugar onde Deus fala, onde Ele nos comunica suas importantes mensagens.

As raízes espirituais de Israel só se aprofundariam quando enfrentassem os fortes ventos da prova no deserto. O deserto e a aflição, os ensinaria a verdadeira vereda dos estatutos de Deus (Sl 119.65,71).

1.1. Um Lugar de Dependência

Mesmo tendo Coluna de Nuvem durante o dia e Coluna de Fogo de noite, os filhos de Israel se encontravam no deserto. Nunca tinham saído do oásis crescente e fértil que era a terra de Gósen, suas provisões eram atendidas, pois o lugar produzia em abundância, era melhor parte do delta do Nilo. Agora, quando são levados para o deserto alguns ciclos que eles passaram nos mostraram o plano de lapidação de Deus.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com/2018/08/licao-06-o-deserto-uma-escola-divina.html Acesso em 02 ago. 2018