Lição 5 - Jovens e Adultos - Betel - A responsabilidade de cuidar uns dos outros

Imprimir

p>ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Aperfeiçoamento cristão: o propósito de Deus para o discípulo de Cristo

COMENTARISTA: MARCOS SANT'ANNA DA SILVA

COMENTÁRIO: PR. ÉDER SANTOS

LIÇÃO Nº 5 - A RESPONSABILIDADE DE CUIDAR UNS DOS OUTROS

...

INTRODUÇÃO

1. A IGREJA COMO UM CORPO

Entendendo que corpo é: Estrutura física de um organismo vivo, englobando suas funções fisiológicas, compreendemos que a igreja também é participante no correlato de anatomia e a fisiologia, pois, são campos de estudo estreitamente relacionados: a primeira diz respeito à forma (composição) e a segunda dedica-se ao estudo da função (característica de um órgão e ou papel a desempenhar); a partir deste entendimento podemos perceber e entender nossa contribuição neste corpo, não físico, mas espiritual.

1.1. A utilização do termo em sentido figurado

A inserção do corpo como tipo da estrutura espiritual da igreja, nos traz a ideia de cooperação mutua com fim de objetivo em conjunto. O termo, portanto, faz referência à sinergia que deve haver entre aqueles que estão dentro da comunidade cristã, onde responsabilidades, funções e aplicações são inerentes a todos. A negligência neste processo é percebível quando algum membro padece, trazendo reflexos em todo o corpo (1 Co 12.26).

1.2. Igreja – Corpo de Cristo

A palavra “igreja” traduz o vocábulo grego ekklesia, que se deriva de ek, “para fora”, e de kaleo, “chamar”; portanto, chamados para fora. É interessante observar que se trata da composição daqueles que foram escolhidos para fazer parte deste “corpo”. A expressão originária “Kaleo” reporta essa ideia, aqueles que foram chamados! Quanto aos aspectos da igreja é interessante observar alguns fatores, como:

Unidade - A figura do corpo é muito útil para descrever a "unidade na diversidade" que existe entre cristãos (Romanos 12:4-8; 1 Coríntios 10:17; 12:12-31; Efésios 2:16; 4:4; Colossenses 3:15). Assim como o corpo tem diferentes partes, assim também o grupo que pertence a Deus é composto de muitos tipos diferentes de pessoas: diferentes personalidades, capacidades, níveis de maturidade espiritual, formações. Entretanto, estas diferenças são insignificantes à luz da fé comum que partilhamos em Cristo. Nossa diversidade não força esta unidade espiritual nem um pouco, mas é realmente uma bênção, no que os cristãos são capazes de ajudar um ao outro de um modo complementar, em vez de todos serem exatamente idênticos.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2018/04/disciplina-e-o-processo-educacional-de.html Acesso em 16 abr. 2018