Jardim, Maternal e Berçario

Lição 13 - Jardim de Infância - Jesus cura dez doentes de uma vez

ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Jardim de Infância - O meu amigo Jesus é poderoso

COMENTARISTA: KAREN BANDEIRA

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 13 – JESUS CURA DEZ DOENTES DE UMA VEZ

Texto Bíblico: Lc 17.11-19.

Objetivo

Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos sobre a importância de sermos agradecidos a Deus por suas bênçãos.

Versículo do dia

“Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos". (Sl 103.2 – NTLH)

História Bíblica

Certo dia, Jesus e os discípulos estavam passando por uma cidadezinha, quando dez homens chamaram a atenção Dele. Os homens tinham as mãos enroladas com bandagens, e gritaram:

- Jesus, Mestre, tenha pena de nós!

Jesus virou-Se para olhar e viu os dez homens. Ele viu as mãos deles enfaixadas. A distância, Jesus também percebeu as choças miseráveis onde os homens moravam. As pessoas que estavam com Jesus também perceberam o que estava acontecendo. “Leprosos”, murmuraram os discípulos. Eles esperavam para ver o que Jesus faria.

A lepra era uma doença que mudava a cor da pele e diminuía o sentido do tato. Ela começava com os dedos das mãos e dos pés e das mãos. Então, aqueles ferimentos horríveis aumentavam e destruíam a carne. E todos os leprosos tinham que amarrar bandagens nas mãos.

Ninguém desejava se aproximar de um leproso, pois temia ser contagiado com a doença. De maneira que o leproso precisava gritar:

- “Imundo! Imundo!” para avisar as pessoas que fossem embora.

A triste visão daqueles dez leprosos tocou o coração amoroso de Jesus. De maneira que Jesus gritou para eles:

- Vão! Mostrem-se aos sacerdotes!

Por um momento, os homens ficaram desapontados com Jesus. Por que não caminhou até eles e curou suas manchas? Mas, então, perceberam por que Ele os enviara ao sacerdote.

Os leprosos sabiam que uma lei antiga de Moisés requeria que leprosos curados se mostrassem ao sacerdote. Se o sacerdote os declarasse curados, todos lhes dariam as boas-vindas ao voltarem para o povoado. Eles novamente poderiam voltar a conviver com os familiares.

- Estamos esperando o que? – perguntaram uns aos outros. Eles se voltaram e manquejaram em direção à sinagoga mais próxima. Os trapos tremulavam de suas mãos enroladas.

Enquanto se apressavam, o sentido do tato novamente voltou a suas mãos e pés. Eles rasgaram a bandagem das mãos. Eles estavam realmente curados. Vendo isto, os homens correram ainda mais depressa – nove deles. Mas um homem era samaritano. Ele era duas vezes infeliz. Era tratado como rejeitadop porque era um odiado samariotano, e também era rejeitado por ser leproso. Isto mesmo: o samaritano era considerado duas vezes imundo!

Embora o samaritano desejasse ir ao sacerdote e ser declarado curado como os outros, ele se voltou e foi ao encontro de Jesus, ajoelhando-se aos Seus pés.

- Muito obrigado – sussurrou ele.

Depois em voz mais alta:

- Muito obrigado, muito obrigado, muito obrigado!

Os olhos de Jesus brilharam. Tão poucas pessoas permaneciam para partilhar seus agradecimentos a Ele. Tão poucos manifestaram seu alegre louvor e O adoraram quando foram curados.

- Não foram dez os curados? – Jesus perguntou. – Onde estão os nove? Só este samaritano veio agradecer a Deus e louvá-Lo?

Então, Jesus disse:

- Levante-se e vai. Por causa de sua grande fé você foi curado.

A alegria transbordou do coração do samaritano. Com coração agradecido. Ele adorou a Deus.

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que Jesus ficou triste com os nove que foram curados e que não voltaram para agradecer. Devemos agradecer por tudo o que Deus faz por nós, até mesmo pelas pequenas coisas. Agradeça pelo lar, pela roupa, pelo brinquedo que tem. Você pode achar que não precisa agradecer, como os nove leprosos acharam, mas Jesus fica feliz em ouvir um "muito obrigado"!

Fontes consultadas:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

Bíblia NTLH – SBB

Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Enciclopédia Bíblica de Trabalhos Manuais, De Gênesis a Apocalipse. Vol 2. Editora Shedd, julho, 2009.

Colaboração para Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.