Lição 5 - Berçário - O Papai do Céu está sempre comigo

Imprimir

CPAD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Berçário - Manual 02

COMENTÁRIO: PROF.ª VERÔNICA ARAÚJO

LIÇÃO Nº 5 – O PAPAI DO CÉU ESTÁ SEMPRE COMIGO

OBJETIVO DA LIÇÃO:

Que a criança perceba, mediante as atividades propostas, que o Papai do Céu está sempre ao seu lado.

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO:

“[...] Eu estou com vocês todos os dias [...]” (Mt 28.20).

Nesta lição, as crianças perceberão que o Papai do Céu está sempre ao nosso lado. Esteja ao lado das crianças enquanto lhes ensina essa verdade.

Considerando que nesta faixa etária o período de atenção da criança é muito curto, achamos interessante citar um trecho retirado do livro Como ensinar crianças do maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer, da autora Ruth Beechick, publicado pela CPAD.

“O Mito do Período de Atenção"

Existem muitas fórmulas para se chegar ao tempo de atenção das crianças em termos de minutos. A mais comum consiste em utilizar a idade da criança mais um. Ou seja, uma criança de três anos teria um período máximo de atenção de quatro minutos. Isto não é só um mito, como também é um meio inútil de se raciocinar com relação à atenção. Em vez de refletirmos sobre a atenção infantil em termos de minutos, deveríamos considerá-la sob o prisma das tarefas. A tarefa que propomos está num nível de dificuldade apropriado para nosso aluno? Ele a realiza até o fim? Com o nível de dificuldade adequado, uma criança pode, e frequentemente consegue, dar atenção à atividade proposta.

O mito do período de atenção se iniciou com algumas pesquisas que analisavam por quanto tempo uma criança conseguia se concentrar numa determinada atividade imposta pelo professor. Entretanto, tais testes foram feitos em situações experimentais. Se os pesquisadores tivessem observado menininhos brincando naturalmente com seus caminhões, derramando areia em baldinhos, ou uma criança sentada no colo de sua mãe, vendo as gravuras de um livro, os resultados de suas pesquisas teriam sido muito diferentes. Qualquer um que trabalhe com crianças sabe que em algumas ocasiões, com determinadas tarefas, o tempo de atenção delas pode ser surpreendentemente longo.

Portanto, não há nenhum fator interno que delimite a atenção das crianças num período específico de tempo. Consequentemente, o tempo não é o fator apropriado para o estudo da atenção infantil. Muito mais relevante é avaliar que tipo de tarefa atrai a atenção desses pequeninos e quais são as características essenciais nestas atividades — nível de dificuldade, características sinestésicas (de movimento) e visuais, e assim por diante. Como devemos preparar e apresentar as atividades de forma que lhes chame a atenção? Como podemos tornar o momento da história mais interessante que caminhões e areia?

Precisamos aprender a nos concentrar na atenção infantil, e não no tempo da atenção infantil.”

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Verônica Araujo

Editora da Revista Berçário

Fonte:http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/2015-01-08-12-06-34/658-licao-17.html Acesso em 28 abr. 2017