Jardim, Maternal e Berçario

Lição 4 - Jardim de Infância - Aprendendo a respeito do livro de Deus

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2019

Jardim da Infância: O livro que conta as histórias do meu amigo

COMENTARISTA: KAREN BANDEIRA

COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR SILVA OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 4 – APRENDENDO A RESPEITO DO LIVRO DE DEUS

Ao Mestre

Os livros bíblicos das Crônicas, bem como o livro que leva o nome de Esdras, evidenciam que Esdras era pesquisador infatigável, tendo discernimento para cotejar as diversas versões das cópias da Lei então existentes.

Demonstrou zelo incomum em pesquisar documentos oficiais da sua nação, e evidentemente deve-se aos seus esforços que hoje temos o registro exato fornecido pelas Crônicas. Temos de lembrar, porém, que ele tinha o espírito de inspiração de Deus e que Deus o guiava, visando a preservação de grande parte da história de Israel para o nosso benefício. O zelo de Esdras pela justiça, sua confiança em Deus, com oração, sua fidelidade em ensinar a lei de Deus a Israel e sua diligência em promover a adoração verdadeira fazem dele, como um dos da “tão grande nuvem de testemunhas”, um excelente exemplo, digno de ser imitado. He 12:1.

Texto Bíblico: Ne 8.1-3,13-18

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender a importância de conhecer a Palavra de Deus, de crer, praticar e refletir sobre ela diariamente.

Para memorizar:

“Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Rm 10.17 - NVI)

Aprendendo a Bíblia

Hoje vamos estudar sobre um homem que se dedicou a não apenas conhecer a Bíblia, mas também mostrar, por suas ações, que Deus é verdadeiro e real – seu nome é Esdras. Alguém que nos ensina sobre lealdade e liderança, confiança e dedicação.

Neemias era o governador de Jerusalém e Esdras era o sacerdote. Esdras ajudou o povo de Deus a construir a Igreja e Neemias , que veio depois, ajudou a construir os muros da cidade.Eles estavam felizes por estarem de volta à sua terra, mas perceberam que aquele povo escolhido por Deus, estava fazendo muitas coisas erradas. Coisas que não agradavam a Deus.

Resolveram, então ensinar a eles, as regras para se viver feliz que estão na Palavra de Deus. Marcaram uma grande reunião com o povo e levaram a Bíblia para a praça. Todos vieram aprender a palavra de Deus: os homens, as mulheres, os meninos e as meninas.

A praça ficou cheinha de gente. Esdras pediu para muitos professores ajudá-lo e todos passaram horas lendo e explicando tudo o que Deus queria que seu povo fizesse. E todos ouviam com muita atenção. Quando terminou o ensino, muitas pessoas ficaram tristes por que não estavam obedecendo a Deus. Neemias disse às pessoas que não deveriam chorar, mas ficarem alegres com o que tinham aprendido. Todos concordaram e festejaram aquele dia. Em todas as casas de Jerusalém havia festa.

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que os ensinos contidos na Palavra de Deus nos ajuda a ter um viver digno e feliz. Que é muito importante conhecê-la e obedecer aos seus conselhos.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

ou, se preferir, copie o link e cole no navegador

http://2.bp.blogspot.com/-QwG1wE3Ds4w/UD9fTRMojdI/AAAAAAAADcI/yJcwb0Zbs8A/s1600/Biblia-Desenhos-para-Colorir-15.jpg

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.