ASSEMBLEIA DE DEUS - MONTE TABOR/IMPETRATRIZ-MA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
LIÇÃO Nº 9 – A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA
[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=WmlajBFZLLw&list=PL9TsOz8buX1-MeaNBw5mKDDF2vhbjm3v1" widhttps://www.youtube.com/watch?v=-kXGZLHihucth="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]...
Resumo Rápido do Pr. Henrique - Lição 9, A Necessidade de Termos uma Vida Santa
INTRODUÇÃO
Quando aceitamos a JESUS como Salvador e Senhor, somos justificados, regenerados, santificados e adotados como filhos na família de DEUS. A SANTIFICAÇÃO nos é concedida pelo ESPÍRITO SANTO no ato de nossa conversão. No decorrer de nossa vida cristã esta santificação passa a ser progressiva, quanto mais lugar dermos ao ESPÍRITO SANTO, mais nos tornamos SANTOS,ou seja, separados para uso exclusivo de DEUS. Portanto, podemos e devemos manter uma vida santa e irrepreensível na presençpa de DEUS, até a vinda do Senhor para nos buscar.
I - DEFININDO OS TERMOS
1. A SANTIDADE de DEUS.
Essa santidade é absoluta, pois DEUS é santo em seu caráter e essência, conforme disse o profeta Amós, em duas ocasiões: "Jurou o Senhor Jeová, pela sua santidade" e "Jurou o Senhor Jeová pela sua alma" (Am 4.2; 6.8). A santidade é característica fundamental de DEUS (Is 6.3; Ap 4.8). Ele é singular por causa de sua majestade infinita e também em virtude de se tratar de um Ser totalmente distinto e separado, em pureza, de suas criaturas (Sl 99.1-5). Essa santidade é a plenitude gloriosa da excelência moral de DEUS, que existe nEle e que nEle se originou, não tendo sido derivada de ninguém: "Não há santo como é o SENHOR [...]" (1 Sm 2.2).
Divindade. Como DEUS é transcendente e independente do universo que criou (1 Rs 8.27), Ele está separado dos seus habitantes e é temido por eles (por exemplo, Êx 19.10-25; 20.18-21). Desta forma, a SANTIDADE torna-se equivalente à verdadeira Divindade, separando-o da impotência dos deuses dos egípcios derrotados (Êx 15.11). "Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em SANTIDADE...?" O termo "SANTO", em muitos trechos, é sinônimo de "divino". "Não há santo [exclusivamente divino] como é o Senhor; porque não há outro fora de ti" (1 Sm 2.2; cf. SI 99.3,5,9; Is 40.25; He 3.3). Pelo fato do Senhor ser SANTO, o verdadeiro DEUS e, portanto, infinito, não é possível esquadrinhar seu entendimento (Is 40.28; SI 145.3). A SANTIDADE, portanto, é o que caracteriza DEUS, e ela inclui todos os seus outros atributos.
2. Significado.
As palavras hebraicas qadosh, "santo"; qodesh, "SANTIDADE; e a palavra grega hagios e hagiosyne significam basicamente a separação do que é comum ou impuro, e a consagração a DEUS (Lv 20.24-26; At 6.13; 21.28). Da ideia básica da separação do profano (Lv 10.10; Ez 22.26) derivam três aspectos de SANTIDADE encontrados nas Escrituras:
a- Divindade - b- SANTIDADE cerimonial - c- SANTIFICAÇÃO (Batismal - Posicional - Experimental).
3. Exclusividade.
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA