Lição 4 - Ética cristã e aborto III

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ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 31 - ERMELINO MATARAZZO/SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018

Adultos - Valores cristãos: enfrentando as questões morais de nosso tempo

COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 4 – ÉTICA CRISTÃ E ABORTO

Texto: Salmos 139.1-18

Introdução: O Senhor Deus é quem concede a vida, portanto, o direito de nascer e de viver não pode ser violado pelas ideologias humanas

I- ABORTO: CONCEITO GERAL E BÍBLICO

1. Conceito geral de aborto

1.1. 'Aborto' (latim: abortus) 'privação do nascimento'

1.2. O aborto é a interrupção do nascimento por meio da morte do embrião ou do feto.

. Involutária

. Provocada

2. O aborto no contexto legal

2.1. O código de Hamurabi,(1810-1750a.C.), condenava o aborto

2.2. No código de Napoleão (1769-1821)era crime hediondo

2.4. Hoje, a legislação brasileira permite apenas nos casos:

. Risco de morte da mulher

. Estupro

. Anencefalia

. Nos demais casos o aborto é crime (Art 124,CP)

3. Conceito bíblico de aborto

3.1. Na Lei mosaica er tratado como ato criminoso (Êx 21.22-23)

3.2. No sexto mandamento, o homem foi proibido de matar (Êx 20.13)

3.3. Quem mata o embrião, ou o feto, peca contra Deus e contra o próximo.

4. O aborto na história da Igreja

4.1. 'O ensino dos dez apóstolos' (século 1) chamado de Didaquê, condena o aborto

. 'Não matarás o embrião por aborto e não farás perecer o recém-nascido' (Didaquê 2,2)

4.2. O apologista Tertuliano (150-220) ensinou:

. A morte de um embrião tem a mesma gravidade do assassinato de uma pessoa já nascida

. Impedir o nascimento é um homicídio antecipado

4.3. Agostinho (354-430) e Tomás de Aquino (1225-1274) consideravam pecado grave interromper a gestação e o deenvolvimento da vida humana

II - O EMBRIÃO E O FETO SÃO UM SER HUMANO

1. Quando começa a vida?

1.1. Muitos cientistas concordam que a vida tem início na fecundação

. Fecundação: quando o espermatozóide e o óvulo se dunfem gerando uma no célula chamada 'zigoto'

1.2. Outros defendem que a vida inicia com a fixação do óvulo fecundado no útero, onde recebe o nome de embrião - período entre o 7º e o 10º dia da gestação.

1.3. Outros apontam o começo da vida por volta do 14º dia quando ocorre a formação do sistema nervoso

1.4. Outros defendem que o começo da vida é quando o feto tem condições de se desenvolver fora do útero por volta da 25ª semana de gestação.

1.5. Outros defendem que o começo da vida se dá por ocasião do nascimento do bebê

2. O que diz a Bíblia

2.1. A Bíblia ensina que a vida inicia na fecundação (Jr 1.5)

. O exemplo do salmista Davi (Sl 139.16)

3. Qual a posição da Igreja?

3.1. A Igreja defende a dignidade humana desde a concepção

. A vida humana é sagrada (1Sm 2.6)

. Toda ideologia contrária deve ser combatida (2Tm 3.8)

3.2. A 'CGADB' é contrária ao aborto, por resultar numa licença ao direito de matar seres humanos indefesos, na sacralidade do útero materno em qualquer fase da gestação, por ser um atentado contra o direito natural à vida.(41ª AGO, 2013)

III - TIPOS DE ABORTOS E SUAS IMPLICAÇÕES

1. Aborto de Anencéfalo.

1.1. Anencéfalo: má-formação rara do tubo neural

. O ser humano, no feto, está com má formação cerebral

1.2.Trata-se de uma ideologia racista chamada 'eugenia' que defende a sobrevivência apenas dos seres saudáveis e fortes.

. È incoerente

. Defende os direitos humanos e ao mesmo tempo age de modo discriminatório.

. Refutação Bíblica: Romanos 2.11

2. Aborto em caso de estupro

2.1. A legislação permite em caso de estupro

. Não é necessário a comprovação do crime

. Não é necessário a autorização judicial para o aborto

. A lei dá brecha para que o estupro não tenha acontecido e seja interrompida a vida

2.2. Discute-se a inviolabilidade deo direito à vida do nascituro (Art 5º,CF e Art. 2º do CC)

2.3. Um crime não pode justificar outro crime

2.4. Refutação Bíblica: Romanos 12.21

3. Aborto Terapêutico

3.1. Sua justificação:

. A vida de um adulto tem maior valor que a de um ser em gestação

3.2. Surgem questões éticas sobre a valorização da vida humana

. Uma pessoa merece viver e outra não?

3.3. Tertulianao (197) ensinava que não existe diferença entre uma pessoa uqe já tenha nascido e um ser em gestação.

. Podemos decidir quem deve viver ou morrer?

. Isso pertence a Deus (1Sm 2.6; Fp 1.21-24)

Conclusão: A valorização da dignidade humana, o direito à vida e o cuidado à pessoa vulnerável são princípios e doutrinas imutáveis do Cristianismo.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS