Lição 6 - Igreja: Organismo e Organização III

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ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo

COMENTARISTA: José Gonçalves

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 6 – IGREJA: ORGANISMO E ORGANIZAÇÃO

Texto: Atos 6.1-7

Introdução: A Igreja é um organismo vivo. Contudo, como toda estrutura viva, precisa ser organizada.

I - A ESTRUTURA DA IGREJA CRISTÃ

1. A Igreja como organismo

1.1. Um organismo é visto como um conjunto de órgãos que constituem um ser vivo.

a. Exemplo: Um corpo com as diferentes funções de seus órgãos e membros é entendido como estrutura física de um organismo vivo.

b. Como um corpo funciona pela harmonia de seus membros, da mesma forma também a Igreja (1Co 12.12).

1.2. Metaforicamente, a Igreja é definida:

a. Como “o corpo de Cristo” (1Co 12.27)

b. Como um organismo vivo, cuja cabeça é Cristo (Ef 5.23)

c. Os membros não existem independentemente um dos outros (1Co 12.21).

d. Como Corpo Místico de Cristo, a Igreja existe organicamente.

2. A Igreja como organização

2.1. A forma de organização da Igreja Primitiva era simples, todavia, existia.

2.2. A igreja seguia a liderança centralizada dos apóstolos (At 16.4).

a. Os apóstolos doutrinavam a igreja (At 2.42)

b. Cuidavam da parte administrativa (At 4.37)

c. Instituíam lideranças locais (At 6.6; At 14.23)

d. Reuniam-se em Concilio (At 15.1-6)

2.3. Precisamos diferenciar uma igreja organizada de uma igreja institucionalizada.

a. A organização é saudável, o institucionalismo, não

b. A organização permite à igreja, como estrutura social, se movimentar; o institucionalismo a enrijece e a neutraliza

c. Uma igreja organizada se mantém viva; uma igreja institucionalizada caminha para a morte

3. Organismo e organização

3.1. A Igreja como o Corpo de Cristo é um organismo vivo e uma organização

a. Ela existe como organismo e como organização

b. Não há organismo sem organização

3.2. Todo organismo precisa de organização, mesmo as estruturas mais simples

a. Alguns acreditam que a Igreja existe somente na forma de organismo

. Eles rejeitam toda forma de organização para ela

. Para essas pessoas, não deve haver liderança ou estrutura alguma

b. De acordo com a Bíblia, encontramos a Igreja como forma de organismo e de Organização

II - IGREJA: UM ORGANISMO VIVO E ORGANIZADO

1. No seu aspecto local

1.1. A Igreja existe localmente como comunidade organizada

a. Dessa forma, havia a igreja que estava em Roma, Corinto, Éfeso etc

1.2. Como um organismo vivo, a igreja do Novo Testamento era organizada

a. Ela se reunia (At 2.42)

b. Orava (At 2.42; 12.12)

c. Enxergava as demandas sociais que precisavam ser atendidas (At 4.35):

. Instituiu o diaconato (At 6.2-6)

. Elegeu lideranças (At 14.23)

. Enviou seus primeiros missionários (At 13.1-4)

2. No seu aspecto litúrgico e ritual

2.1. Toda igreja organizada possui sua liturgia e rituais

a. A organização, portanto, é necessária para uma igreja viva

2.2. Uma igreja organizada:

a. Mantém a decência e a ordem no culto (1Co 14.40)

b. Estabelece costumes que devem ser observados (1Co 11.16)

2.3. Da mesma forma, em relação ao aspecto ritual

a. Vemos a Igreja Primitiva batizando os primeiros crentes em águas (At 8.38,39)

b. Vemos a Igreja Primitiva realizando a Ceia do Senhor (1Co 11.23)

III - O GOVERNO DA IGREJA NAS DIFERENTES TRADIÇÕES CRISTÃS

1. Episcopal (Gr: episkopos)

1.1. Aparece algumas vezes no Novo Testamento (At 20.28; 1Tm 3.2; Tt 1.7).

1.2. No contexto atual, o episcopalismo defende:

a. Que Cristo confiou o governo da igreja aos oficiais: “bispos” ou “supervisores”.

b. Com o tempo, esse sistema passou a defender a primazia de um bispo sobre o outro e terminou culminando no papado romano.

1.3. Esse modelo é seguido pelo Catolicismo, por algumas denominações protestantes e pentecostais

2. Presbiteral (Gr: presbyteros)

2.1. O ofício de presbítero é encontrado no Novo Testamento (At 11.30; At 15.2).

2.2. No atual sistema presbiteral a igreja elege os presbíteros para um Conselho.

a. O Conselho possui autoridade para conduzir a igreja local.

b. Há um supremo Concilio ou Assembleia Geral

. Eles exercem autoridade sobre as igrejas de uma determinada região ou país.

2.3. É o sistema seguido pelas igrejas reformadas e algumas igrejas pentecostais na América do Norte

3. Congregacional

3.1. A prática de eleger os dirigentes da igreja local no contexto do Novo Testamento é vista em Atos 14.23

3.2. Nesse atual sistema, o pastor é eleito pela Assembleia Geral da igreja local.

a. As igrejas locais são autônomas:

. Nas suas tomadas de decisões

. Não estando sujeitas a nenhuma interferência que venha de fora

3.3. É o modelo seguido pelos batistas.

4. O sistema de governo de nossa igreja

4.1. No contexto norte-americano, as Assembleias de Deus se aproximam mais do modelo de governo presbiteral.

4.2. No contexto brasileiro, nossa igreja reúne elementos dos sistemas episcopal e congregacional.

a. É, portanto, um modelo híbrido.

b. Até o início dos anos 1930, a Assembleia de Deus, por haver sido fundada por batistas, seguia o modelo congregacional.

. Esse sistema de governo sofreu modificações a partir da criação da Convenção Geral de 1930, quandoc elementos do modelo episcopal foram somados a sua estrutura de governo.

4.3. No atual modelo de governo, em sua grande maioria, embora mantenham certa autonomia administrativa em relação as convenções Geral e Estadual, a quem são filiadas, as igrejas possuem um modelo de liderança regional e local centralizado.

a. Ex: A autoridade de estabelecer lideranças pastorais nas igrejas locais pertence às Convenções Estaduais.

b. Em alguns casos, essa função cabe a uma igreja-sede que preside sobre um conjunto de congregações locais a ela filiadas.

Conclusão: Nesta lição, fizemos uma análise da Igreja como organismo e organização. O que ficou claro é que as Escrituras destacam a Igreja como um organismo vivo e organizado. Por outro lado, embora não haja nenhuma norma específica de como deve ser o governo da igreja no Novo Testamento, ao longo dos anos os cristãos têm procurado se inspirar no texto bíblico para regulamentar seus ministros e ministérios.

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