Lição 5 - A missão da Igreja de Cristo III

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ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo

COMENTARISTA: José Gonçalves

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 5 – A MISSÃO DA IGREJA DE CRISTO

Texto: Marcos 16.14-20; Atos 2.42-47

Introdução: Como o sal fora do saleiro cumpre a sua função de salgar, assim a Igreja quando adora e discipula, testemunha das insondáveis riquezas de Cristo.

I - PREGAÇÃO E INSTRUÇÃO

1. Proclamando as Boas-Novas

1.1. A Igreja foi fundada por Cristo como uma instituição para abençoar o mundo. (Mt 16.18)
a. Essa missão é exercida por meio da pregação do Evangelho (1Co 1.21)

1.2. Após ressuscitado, Jesus comissionou os discípulos a pregarem o Evangelho (Mc 16.14-20).

a. Marcos usou o verbo grego Keryssó, (“pregar”, “proclamar”).

. O sentido é de um arauto que proclama algo

. É o termo usado para mostrar João, o batista, “pregando no deserto da Judeia” (Mt 3.1)

. É o termo usado para mostrar Jesus Cristo quando começou a pregar (Mt 4.17).

2. O objeto da pregação

2.1. euangelizô; Pregar as Boas-Novas (Refere-se à Grande Comissão)

a. Esse verbo ocorre 54 vezes no Novo Testamento

2.2. Os cristãos primitivos “não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo” (At 5.42).

a. Pregar a Jesus Cristo é proclamar ao mundo caído que Ele está vivo e pronto para salvar

2.3. Pregar a mensagem da cruz é anunciar o Evangelho do Reino de Deus revelado em Cristo (At 8.12).

3. Discipulando os convertidos

3.1. “Pregar” e “proclamar” é levar a Palavra de Deus aos que estão do lado de fora da Igreja

3.2. Discipular” é instruir os que estão do lado de dentro

a. O verbo “discipular”, do grego matheteuo, ocorre somente quatro vezes no Novo Testamento

b. O substantivo “discípulo” (gr. mathetés) ocorre 261 vezes (Mt 28.19)

c. A Igreja não é formada apenas por “crentes”, a Igreja é formada por discípulos.

. Alguém pode estar na igreja local sem, contudo, ser um discípulo.

II - ADORAÇÃO E EDIFICAÇÃO

1. Uma comunidade adoradora

1.1. O significado de adoração

a. Adorar (Gr: latreia)

b. No contexto bíblico, a adoração significa dar a glória que é devida somente a Deus

c. É tirar a atenção de nós mesmos para centrarmos unicamente no Senhor (Mt 4.10)

d. A adoração tem a ver com o nosso serviço a Deus (Rm 12.1 ‘culto’= latreia)

. Tem a ver com nossa maneira de ser, agir e viver.

. É viver a vida para Deus!

e. Não é algo que se faz apenas no momento do culto público ou privativamente.

2. Uma comunidade edificadora

2.1. Edificar: (Gr: oikodomé): é usada no seu sentido literal de construir um edifício e, metaforicamente, no sentido de crescimento espiritual

. Edifício (Mt 7.24)

. Devemos edificar uns aos outros (1Ts 5.11)

. Crescimento espiritual (Ef 4.12)

. Os dons espirituais ajudam nesse crescimento (1Co 14.3,4,5)

III - COMUNHÃO E SOCIALIZAÇÃO

1. A fé na esfera fraternal

1.1. Um dos pilares da Igreja Primitiva estava na comunhão (At 2.42).

1.2. Comunhão: (Gr: Koinonia) = “parceria”, “participação” e "comunhão espiritual”.

a. Ocorre 19 vezes no Novo Testamento

1.3. Vivemos na luz, portanto, devemos viver em comunhão (1Jo 1.7)

a. Sem comunhão não há igreja edificada

b. A falta de comunhão traz fragmentação no corpo de Cristo

2. Unidade e Fraternidade

2.1. A igreja se expressa por meio da unidade e fraternidade entre seus membros (1Jo 1.3).

a. Devemos nos esforçar por manter a fraternidade cristã em nossas igrejas locais (Hb 13.16).

2.2. Jesus orou pela união fraterna de seus discípulos (Jo 17.21).

3. A fé na esfera social

3.1. A fé cristã também precisa ser expressa na esfera pública.

a. Ela tem o seu lado social

3.2. O verbo grego koinoneo possui também o sentido de “ajuda contributiva e partilha”.

a. É usado por Paulo com esse sentido em Romanos 12.13.

. O sentido nesse texto é o de socorrer os mais pobres em suas necessidades.

b. Paulo elogiou os Filipenses por serem conscientes da dimensão social do Evangelho (Fp 4.15).

. Não se trata apenas de matar a fome dos pobres deixando-os vazios de Deus.

c. É o exercício da fé cristã na sua integralidade

3.3. A igreja, portanto, não pode exercer sua fé da maneira bíblica esquecendo dos mais carentes ou mais pobres.

a. Jesus ressaltou esse fato (Mt 25.35,36).

b. Tiago chama a atenção para esse fato (Tg 2.15,16)

Conclusão: Ao mostrar Jesus Cristo ao mundo perdido, produzir discípulos e transformá-los em adoradores, a Igreja cumpre com a missão para a qual foi chamada.

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