Adolescentes

Lição 6 - Mantendo-se puro na sociedade II

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017

Adolescentes: Vivendo em sociedade

COMENTARISTA: TELMA BUENO

COMENTARISTA: SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 6 – MANTENDO-SE PURO NA SOCIEDADE

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição: Mantendo-se puro na Sociedade.

- Iniciem o estudo da lição, utilizando a dinâmica “Sexualidade”.

- Trabalhem os pontos levantados na lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Sexualidade

Objetivos:

Conhecer o que os alunos sabem sobre o tema.

Alertar para a necessidade de saber defender o ponto de vista bíblico sobre a sexualidade, prática sexual etc.

Material:

04 crachás com nome JORNALISTA

Perguntas num envelope(vejam no procedimento)

Procedimento:

1 - Dividam a turma em 4 grupos.

2 - Falem que cada grupo receberá um jornalista que fará perguntas sobre o que a bíblia fala sobre sexualidade.

3 - Então, coloquem o crachá com nome JORNALISTA em uma pessoa do grupo, que também receberá as perguntas que deverá fazer para o grupo.

Perguntas para o grupo 1:

- Praticar sexo é pecado?

- O que a Bíblia fala sobre homossexualismo?

- Os jovens e as pessoas em geral têm acesso fácil a internet. Quais os cuidados que os pais evangélicos estão tendo quanto ao acesso dos seus filhos a sites pornográficos?

Perguntas para o grupo 2:

< - Como é feita a orientação sexual na Igreja?

- O casal evangélico pode ter prazer sexual no casamento?

- Qual o posicionamento dos evangélicos quanto ao homossexualismo?

Perguntas para o grupo 3:

- Como é feita a orientação sexual na família evangélica?

- É verdade que a igreja prega que o sexo só deve ser praticado depois do casamento? Argumente.

- Os jovens e as pessoas em geral têm acesso fácil a internet. Quais os cuidados que a igreja está tendo quanto ao acesso dos seus membros a sites pornográficos?

4 - Depois, os “jornalistas” vão apresentar para a turma as respostas dos grupos.

5 - Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, apresentando argumentos bíblicos, confirmando, acrescentado ou contrapondo, se necessário, com as respostas dos grupos.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/2017/07/adolescentes-curriculo-do-ano-1-vivendo_30.html Acesso em 31 jul. 2017

Nossos Canais

  • Portal Escola Dominical
  • Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    

Quem está online?

Temos 90 visitantes e Nenhum membro online

Copyright © 2003 - 2017 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.