Lição 9 - Obrigações em família II

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ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Adolescentes: a família cristã

COMENTARISTA: JÔNATAS PACHECO

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 9 – OBRIGAÇÕES EM FAMÍLIA

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Perguntem como passaram a semana.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição: Obrigações em famílias.

- Para introduzir o estudo, apliquem a dinâmica “Regra não é brincadeira”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Regra não é brincadeira!

Objetivo: Enfatizar a necessidade e obediência as regras.

Material:

Papel e lápis

Procedimento:

- Dividam a turma em dois grupos.

- Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo. Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos.

- Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as regras e se possível fazer uma demonstração.

- Depois, perguntem:

Havia alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?

Havia também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?

- Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições, também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência e que nesta lição será estudado sobre os limites e regras no relacionamento familiar, ou melhor, entre pais e filhos.

- Depois, leiam Pv 29.15: “É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha”. (NTLH).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/2018/05/adolescentes-curriculo-do-ano-2-familia_21.html Acesso em 22 maio 2018