Lição 4 - Como pude desperdiçar os meus talentos I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Adolescentes - Adolescentes da Bíblia

COMENTARISTA: LILIAN BIORK

COMENTÁRIOS: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 4 – COMO PUDE DESPERDIÇAR OS MEUS TALENTOS

Mestre

Prezado (a) na lição de hoje abordaremos a vida de um dos juízes. Os juízes foram líderes tribais que governaram Israel no período que se seguiu à conquista da terra. Quando se estabeleceram na terra, os israelitas enfrentaram muitos inimigos vizinhos. Um deles vem da costa do Mar Mediterrâneo. Trata-se dos filisteus. Saul e Davi muito se empenharam para combatê-los. Mas antes dos reis, Deus levantou uma pessoa para começar a libertar Israel domínio dos filisteus: Sansão. Este foi uma figura um tanto contraditória: foi consagrado desde o ventre da sua mãe para Deus, mas viveu uma vida dissoluta e imoral. Apesar dos desvios morais, seu nome está na lista dos heróis da fé (Hb 11.32).

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seus alunos a conscientizar-se de que a obediência a Deus sempre traz felicidade e realizações ao passo que a desobediência resulta em consequências desastrosas e muitas vezes irreparáveis.

Para refletir

“Por isso ele lhe contou o segredo: "Jamais se passou navalha em minha cabeça", disse ele, "pois sou nazireu, desde o ventre materno. Se fosse rapado o cabelo da minha cabeça, a minha força se afastaria de mim, e eu ficaria tão fraco quanto qualquer outro homem". (Jz 16.17 - NVI).É impressionante o descaso de Sansão com o talento que Deus lhe deu. Sua falta de precaução e responsabilidade é comparável ao menosprezo de um incrédulo às coisas divinas, o qual passa a vida toda sem refletir onde irá passar sua eternidade.

Texto Bíblico: Jz 16.15-22.

Sansão, o herói

1) Sansão foi o último juiz de Israel. Julgou por 20 anos (Jz 15.20). Ele começou a libertar Israel do poder dos filisteus (13.5b).2) Sansão era nazireu, isto é, consagrado a Deus (Nm 6.1-21). Comprometimento do nazireu: não tomar vinho nem bebido forte; não tocar em cadáveres; não comer alimentos impuros; não cortar o cabelo.

3) Sansão era um instrumento do Espírito do Senhor: 13.25; 14.6. O Espírito lhe dava força. Capacitava-o para lutar. Aliais, o nome “Sansão” significa “como o sol”, que era um símbolo da força (Jz 5.31).

Sansão tinha em suas mãos tudo para ter vitória. O Espírito do Senhor agia sobre ele. Ele poderia libertar completamente Israel das mãos dos filisteus. Mas não libertou. Antes, ele mesmo acabaria sendo preso por eles.

A Bilia registra: "Jovens: vocês são fortes. Já venceram o maligno". (1Jo 2.13). Mas porque muitos jovens estão derrotados? Para responder essa questão, continuemos com a história de Sansão.

A ruína do herói

Sansão quebrou seu voto com Deus. Tocou no cadáver de um leão (14.9). Bebeu bebida forte (14.10: “banquete”, literalmente “uma festa de bebidas”).

Sansão era dirigido pela carnalidade e isso sempre resulta em desobediência a Deus: (Jz 14.1; 16.1). Era dirigido pelo olhar. Em 14.1, ele diz aos pais: “Vi uma mulher”. Em 14.3b, pede: “Toma-a para mim, porque ela me agrada muito”, literalmente “ela é certa aos meus olhos”. Sansão era dirigido pelo senso da época dos juízes: “cada um fazia o que lhe parecia certo” (Jz 17.6). E não é assim atualmente?

Sansão tinha o poder do Espírito, mas não era dirigido pelo Espírito. Era dirigido por suas paixões (Jz 14.4). O que fazer com o olho, se ele leva você ao pecado? Faça uma aliança com seus olhos, para que eles não se inclinem para o lugar errado (Jó 31.1).

A ruína final de Sansão é narrada em Jz 16.4-31. Depois de se envolver com muitas mulheres, Sansão se casa com Dalila. Curiosamente o nome “Dalila” significa “fraco”, e contrasta-se com a força de Sansão. Sansão era forte. Mas Dalila era sua fraqueza!

Sansão se envolveu com a pessoa errada. A vida de Sansão nos ensina que existem amizades perigosas, com influências perigosas. Veja Sl 1.1.

Sansão cedeu às pressões (Jz 16.16). Ele era continuamente importunado.Sansão estava no lugar errado, com a pessoa errada. Mas tinha consciência quem era: “sou nazireu de Deus” (v.17). Sansão revelou “tudo o que tinha no coração” (v.18).

No colo da Dalila, teve seus cabelos cortados: v.19. “e sua força desapareceu”. Sua força não estava no cabelo. Sua força estava no Senhor: “Mas ele não sabia que o Senhor havia se retirado dele” (v.20). Sansão estava fraco, mas “não sabia”. Pior do que a fraqueza, é a ignorância da fraqueza.

Sansão foi preso pelos filisteus. Seus olhos foram furados (v.21). Agora ele não mais desejaria as mulheres pelo olhar! Sansão tornou-se como um animal de trabalho. Foi humilhado (v.23-27). O forte tornou-se fraco. Aquele que colocava medo em todos, agora é zombado. O homem que era mais forte do que um leão, torna-se mais fraco do que uma criança. Aqueles que fugiam de Sansão, agora riem dele. Sansão tornou-se troféu de conquista dos filisteus.

Você acha mesmo que vale à pena jogar fora a vida que Deus para você? Sansão é um sinal de que não vale à pena brincar com o pecado.

A última oração

Sansão foi levado ao templo do deus Dagom, que era um deus adorado pelos filisteus. Enquanto era zombado, ele pediu para um jovem conduzi-lo até as colunas que sustentavam o templo. Enquanto mais de três mil homens caçoavam dele, orou: “Ó Senhor Deus! Lembra-te de mim e dá-me forças só mais esta vez…” (v.28). O Senhor ouviu sua oração. As colunas foram empurradas, e o templo ruiu sobre todos. Sansão matou mais gente em sua morte do que em toda a sua vida (v.30b).

Nos últimos momentos de vida, Sansão clamou ao Senhor. Talvez seja por isso que seu nome foi inserido na “galeria da fé” de Hebreus 11 (11.32).

Aplicação da Lição

Enfatize aos seus alunos que aprendemos com Sansão sobre o perigo de levar uma vida fora da direção da Palavra de Deus, pois todas as diretrizes que Deus nos dá é para que tenhamos um vida tranquila. Mas também aprendemos que nunca é tarde para se arrepender. Sempre é tempo de voltar e recomeçar.

Mas não precisamos ser humilhados como Sansão para voltar-se para Deus. Não precisamos ter os ‘olhos furados’ para mudar a maneira de olhar a vida. Moldemos-nos na Palavra de Deus e nossa vida será vitoriosa.

Fontes Consultadas:

BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.

TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Prof. Jaciara da Silva